Descrição da imagem
//

Parque das Crianças: atividades e horários!

Foto: Meu Piaui

Se você está procurando um espaço cheio de natureza, muita sombra e estrutura apropriada para os pequenos em Teresina, o Parque das Crianças é o lugar perfeito.

O parque, inaugurado em 2002, é ideal para brincadeiras ao ar livre e atividades para as crianças, seja em momentos de lazer ou de atividade escolar. 

Quer saber todos os detalhes? A Revista Meu Piauí te conta tudinho sobre o Parque das Crianças!

  • Parque das Crianças Endereço: Av. Raul Lopes, 102, bairro Ininga, zona Leste de Teresina. 
  • Horário de Funcionamento: Segunda a domingo, das 7h às 21h. 
  • Possui estacionamento? Sim.

O que é o Parque das Crianças? 

Com cerca de 13 mil m² de área arborizada, o Parque das Crianças é um parquinho ambiental dedicado ao público infantil, localizado na avenida Raul Lopes, ao lado da entrada da ponte da primavera, em Teresina, que garante a diversão dos pequenos em meio à natureza.

Inaugurado em fevereiro de 2022 e fruto de uma compensação ambiental de uma rede de supermercados instalada na área ao lado, o parque é ideal para unir aprendizados e compreender a importância da preservação ambiental já nos primeiros anos de vida. Entre as atividades que a criançada pode encontrar estão:

  • Ecobrinquedoteca; 
  • Hortas educativas;
  • Casinha de madeira;
  •  Playground; 
  • Píer sobre o rio Poti; 
  • Espaço para piquenique; 
  • Trilhas ecológicas.

As crianças contam com diversas alternativas na hora de se divertir, que são benéficas à coordenação motora, despertam imaginação e facilitam a interatividade entre elas.

Melhores horários para ir ao Parque das Crianças:

O Parque das Crianças funciona das 7h às 21h, mas é ideal chegar o mais cedo possível. Dessa forma, os pequenos podem aproveitar melhor o espaço. Mesmo sendo um local arborizado, ele também sofre com as altas temperaturas da capital.

Para quem quer aproveitar o pôr do sol, também é interessante chegar no final da tarde, um período mais ameno. De qualquer forma, é recomendado utilizar filtro solar, roupas leves e se hidratar.

Leia também:  Operação Semana Santa Segura: Polícia Militar Reforça Segurança em Todo o Piauí

Apesar de recente, o Parque das Crianças já tem público garantido. Aos sábados e domingos, uma média de 2 mil pessoas visitam o local. Durante a semana, são realizadas visitas de turmas escolares, creches, universidades, faculdades, grupos de idosos e membros de igrejas que utilizam o espaço para acampar.

Para os amantes da fotografia, o parque é um excelente cenário para garantir bons cliques. O pôr-do-sol no píer do Rio Poti é uma atração que encanta crianças e adultos que visitam o local.

Com entrada gratuita, o local possui estacionamento para carros e bicicletas.

O Secretário de Meio Ambiente do município de Teresina, Luiz André, fala sobre os benefícios do parque para a população: “Atualmente, o parque é muito frequentado, durante a semana ou fins de semana também. Temos parcerias com a SEMEC para realizar excursões com as crianças das escolas de Teresina. Lá também realizamos a festa das crianças e outros eventos voltados para esse público. Tem espaços com brinquedos e muito mais”.

Os cuidados e a manutenção do parque são realizados pela SEMAM. Mas também é solicitado que seja cuidado pela população. Caso algum cidadão queira utilizar o parque para realizar aniversários ou outros eventos no local, basta entrar em contato com a SEMAM, para que o evento seja regularizado, afirma o secretário.

Atividades do Parque das Crianças:

  • Trilhas;
  • brinquedos; 
  • píer

São algumas das alternativas que as crianças irão encontrar e se divertir no parque, que é a mais nova sensação de Teresina. Para os pequenos, o local lembra os bosques dos contos infantis, e o combo natureza e brincadeira desperta emoções, principalmente nas visitas de início da noite.

Trilha no Parque 

O parque possui pequenas trilhas arborizadas. É uma atividade que necessita do acompanhamento dos pais ou dos professores em caso de passeios escolares. Uma atividade que é garantia certa de aventura e diversão. Mas para ter acesso, é preciso agendá-las junto à Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Leia também:  A jornada artística de uma artista visual piauiense: do Piauí ao Louvre e além

Playground para crianças 

Um dos espaços prediletos da criançada que frequenta o parque é o playground, que é repleto de escadas, rampas, escorregas, casinhas e balanços em madeira. A estrutura foi montada na areia para evitar impactos. Aqui, a aventura é amiga da segurança.

Por ter sido construído recentemente, todos os itens implantados no espaço são novos e seguros.

Ecobrinquedoteca 

É um espaço voltado para atividades lúdicas que proporcionam interatividade das crianças entre si e com o ambiente. É um cantinho cheio de cores, com itens para pinturas e brinquedos educativos. É ideal para atividades em grupo. O local tem mesas e cadeiras confortáveis para os pequenos que amam passar muito tempo com papel e tinta.

Comemorações sazonais 

Como exemplo, temos o evento que aconteceu em outubro do ano passado, mês da criança, em que ocorreu uma série de atividades no parque em alusão à data. O público infantil participou de plantio de hortas, aprendeu sobre alimentação orgânica e se encantou com a exposição de abelhas.

Pode levar animais de estimação ao parque? 

Como o parque é aberto ao público, o passeio com animais domésticos é permitido. Por se tratar de uma área extensa, é importante que o pet esteja com coleira, para evitar que se perca na mata ou ocorram acidentes.

O Parque das Crianças é uma ótima pedida para os pais levarem seus filhos para brincar e passear. 

Que tal vir desfrutar dessa área verde pertinho de tudo? Deixe seu feedback no espaço de comentários abaixo.

Sane Araujo

Jornalista e pesquisadora, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog