O programa Gás do Povo passará a contemplar todas as capitais brasileiras a partir de segunda-feira, 26 janeiro 2026, quando serão incorporadas 950 mil famílias em 17 capitais para receber um vale de recarga do botijão de GLP de 13 kg, numa ação do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome que busca reduzir a pobreza energética, aliviar despesas domésticas e diminuir riscos à saúde e à segurança decorrente do uso de substitutos perigosos do gás, com resgate do crédito por aplicativo, cartão ou na revenda autorizada.
Na expansão anunciada pelo Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, o programa Gás do Povo passa a integrar todas as capitais brasileiras a partir de 26 janeiro 2026. Nesta etapa serão incorporadas 950 mil famílias em 17 capitais, que receberão um vale para recarga do botijão de GLP de 13 kg em mais de dez mil revendas credenciadas. A expectativa é que, até março, o programa esteja totalmente operacional, beneficiando cerca de 15 milhões de famílias e alcançando todos os 5.571 municípios do país.
O benefício substitui o antigo Auxílio Gás e altera a forma de acesso: o crédito poderá ser resgatado pelo aplicativo “Meu Social – Gás do Povo”, pelo cartão do programa com chip, pelo cartão de débito da Caixa ou apresentando o CPF na maquininha da revenda para receber um código via SMS. Podem ser contempladas famílias inscritas no Bolsa Família com pelo menos duas pessoas no domicílio, renda per capita de até meio salário-mínimo, Cadastro Único atualizado em até 24 meses e CPF do responsável regular.
A mudança visa reduzir a pobreza energética e aliviar despesas domésticas, além de diminuir o uso de lenha, carvão e querosene, o que contribui para menor incidência de problemas respiratórios, queimaduras e impactos ambientais. Para verificar a elegibilidade e sanar dúvidas, os usuários podem consultar o aplicativo, a página oficial do ministério, os canais da Caixa (Portal Cidadão e 0800) ou os canais de atendimento: Disque Social 121, FalaBR e SAC da Caixa 0800-726-0101.
