/

Estudo revela medidas para retardar o envelhecimento biológico

retardar o envelhecimento

Um estudo conduzido pela American Heart Association na Filadélfia revelou que é possível retardar o ritmo de envelhecimento biológico do corpo através de oito medidas de saúde.

O estudo, chamado Life’s Essential 8, busca avaliar a saúde do coração com base em quatro medidas de estilo de vida modificáveis e quatro marcadores de saúde modificáveis. Os cientistas descobriram que as pessoas que seguiam esses hábitos tinham uma saúde cardiovascular seis anos mais jovem biologicamente do que sua idade real.

As oito medidas de saúde recomendadas pela American Heart Association são: manter uma dieta saudável, ser mais ativo fisicamente, parar de fumar, ter um sono de qualidade, zelar pelo peso corporal adequado, controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue, além de gerenciar a pressão arterial.

Leia também:  HGV realizou 17 cirurgias cardíacas em abril no Piauí

Essas conclusões foram obtidas a partir da análise dos dados de mais de 6.500 adultos com idade média de 47 anos. O estudo visa compreender a relação entre a idade cronológica e a idade biológica, demonstrando como a adoção desses hábitos saudáveis pode contribuir para uma vida mais longa.

Essas descobertas reforçam a importância de implementarmos mudanças positivas em nosso estilo de vida para preservarmos nossa saúde. Manter-se ativo física e mentalmente, adotar uma alimentação balanceada e controlar os fatores de risco cardiovasculares, como o tabagismo e o excesso de peso, são medidas fundamentais para retardar o processo de envelhecimento biológico.

Entender a relação entre nosso estilo de vida e nossa saúde é essencial para promovermos um envelhecimento saudável. O estudo Life’s Essential 8 nos fornece um guia para cuidarmos do coração e do corpo, com medidas que podem nos ajudar a viver mais tempo e com qualidade de vida.

Leia também:  Governo planeja integrar atestados do SUS para auxílio-doença do INSS

Tendo em vista os dados apresentados, é importante todos buscarem implementar essas medidas em seu dia a dia, aproveitando os benefícios que uma vida saudável pode proporcionar. Precisamos lembrar que não existe uma fórmula mágica para ficarmos mais jovens, mas podemos contribuir para retardar o envelhecimento biológico ao adotarmos hábitos saudáveis. A responsabilidade está em nossas mãos para garantirmos uma vida longa e saudável.

Com informações de https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/11/06/cientistas-citam-oito-medidas-que-podem-retardar-o-envelhecimento-em-ate-seis-anos-veja-lista.ghtml

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog