Descrição da imagem
/

Balada Literária 2023 homenageia o Nordeste e promove bolsa de criação “Caranguejolê”

Foto: Divulgação

Evento destaca o músico Teófilo Lima e oferece oportunidade a escritores nordestinos para publicação inédita

A 7ª edição da Balada Literária, intitulada “Ano Teófilo Lima”, acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro no Memorial Esperança Garcia, em Teresina (PI), e a cidade já se prepara para mergulhar na riqueza cultural proporcionada por essa celebração única. Com o foco no rock, este ano a edição prestará homenagem ao músico parnaibano, veterano com mais de 30 anos de carreira. 

O evento promete reunir amantes da literatura e música em dois dias repletos de workshops, palestras, lançamentos de livros e apresentações musicais.

Teófilo, compartilhou um pouco sobre sua carreira e a felicidade de ser reconhecido no evento:

“Comecei minha carreira há trinta e três anos em Parnaíba, lançando a banda Rabiscos Urbanos com foco no rock dos anos oitenta. Desde 1996, após o término da banda, iniciei minha carreira solo, participando de festivais, incluindo a Canta Nordeste em 2001. Gravei álbuns como ‘Teófilo Confusão’ em 2005, ‘Matulão’ em 2018, e ‘Losco Fosco’ em 2022. Atualmente, estou me preparando para gravar o disco ‘Teófilo Piauí Music’, que incluirá releituras de músicas do Piauí. Estou muito feliz com essa homenagem da Balada Literária, um evento tão grandioso; já posso me considerar importante, né?” falou o cantor.

Além de Teófilo Lima, a Balada Literária 2023 prestará homenagem a outros nomes influentes da cultura nordestina, como o poeta Miró da Muribeca (PE), a escritora Roseane Borges (MA), a filósofa Maria Vilani (CE), a pesquisadora Inaldete Pinheiro (RN) e o cantor Chico César (PB).

Leia também:  Inscrições abertas para torneio de tecnologia Seduckathon: intercâmbio nos EUA!

A programação da Balada Literária se estenderá por três capitais em dezembro, passando por Recife (2 e 3), Teresina (5 e 6) e São Paulo (8). Em Teresina, a presença de personalidades como Rosane Borges, Maria Vilani e o idealizador do projeto Marcelino Freire, está confirmada. O cronograma completo será divulgado em breve nas redes sociais do evento (@baladaliterariapi no Instagram e Balada Literária Pi no Facebook).

Foto: divulgação

O evento destaca-se por sua abertura à diversidade, reunindo autores de todos os gêneros sexuais e literários, tanto nacionais quanto internacionais. 

Nomes como Adélia Prado, Caetano Veloso, Emicida e Mia Couto já participaram desse projeto que transcende fronteiras. Desde 2017, a Balada Literária também ilumina Teresina, celebrando a cultura e a literatura piauienses.

Paralelamente às festividades, a Balada Literária lançou a oportunidade para escritores nordestinos participarem da bolsa de criação “Caranguejolê”. Essa iniciativa promove a produção literária na região, oferecendo uma bolsa-estímulo no valor líquido de R$2.000,00 para finalizar a escrita de um original inédito, a ser publicado em 2024.

Leia também:  Tina Turner, Rainha do Rock, morre aos 83

Os interessados devem ser nascidos no Nordeste do Brasil, enviando trechos de sua obra conforme as orientações do projeto. O escolhido terá seu nome anunciado em São Paulo, capital, no dia 8 de dezembro de 2023, durante o encerramento da Balada Literária 2023.

 A bolsa fornecerá suporte financeiro ao autor, que terá a liberdade de publicar o livro via selo BALADEYRA, da Balada Literária, ou buscar outras oportunidades editoriais, sem interferência da organização do evento. 

Para participar, os interessados deverão preencher o formulário, com o prazo para envio começando em 21 de novembro de 2023 e indo até 4 de dezembro de 2023

O Memorial Esperança Garcia será palco de lançamentos de livros, exibição de documentários, mesas redondas, sarau poético e apresentações artísticas. A energia do rock se fundirá com a paixão pela literatura em um evento imperdível.

Com a realização da Assaac, patrocínio da Coordenadoria de Comunicação Social – CCOM e Governo do Estado do Piauí, esta edição promete encantar e inspirar mais uma vez.

A Balada Literária convida todos os talentos nordestinos a participarem dessas celebrações da cultura e da literatura, promovendo o reconhecimento e o apoio aos artistas da região.

Sane Araujo

Jornalista e pesquisadora, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog