/

Brasil tem 1,7 milhão de indígenas, mostra Censo do IBGE

indígenas censo brasil

De acordo com os novos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira (7), o Brasil possui atualmente 1,7 milhão de pessoas indígenas, representando 0,83% da população total do país.

É importante mencionar que o IBGE começou a mapear os povos indígenas em 1991, através da autodeclaração no quesito “cor ou raça”. No entanto, a metodologia foi ampliada a partir do Censo de 2022, permitindo a participação das lideranças das comunidades no processo de coleta de dados e considerando localidades indígenas além das terras oficialmente delimitadas.

Em comparação ao Censo anterior realizado em 2010, houve um aumento de 89% na contabilização dos indígenas. No entanto, é importante ressaltar que essa comparação deve ser analisada com cautela, levando em consideração a ampliação da metodologia utilizada para alcançar um maior número de indígenas no país.

Leia também:  Dia Mundial do Alzheimer: Três Boas Notícias para Pessoas com Possível Diagnóstico

O destaque fica para a região Norte do Brasil, que concentra 45% dos indígenas brasileiros. O estado do Amazonas se destaca nessa região, abrigando sozinho cerca de 490,9 mil indígenas, correspondendo a 29% do total. O Nordeste vem em seguida, com 31% da população indígena do país. A Bahia é o segundo estado com mais indígenas no Brasil com quase 230 mil pessoas. Vale ressaltar que há presença indígena em todas as regiões e estados do Brasil.

Dentre os destaques do Censo de 2022, é importante mencionar que das 5.570 cidades do país, 4.832 possuem moradores indígenas, o que representa 86,8% do total. Surpreendentemente, a maioria da população indígena (63%) vive fora das terras oficialmente delimitadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai). A Amazônia Legal registrou a presença de 867.919 indígenas nos municípios, correspondendo a 51,25% do total da população indígena residente no Brasil. A Terra Indígena Yanomami, localizada no Amazonas e em Roraima, possui o maior número de pessoas indígenas com 27.152 habitantes, seguida pela Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR), com 26.176 habitantes.

Leia também:  Projeto das fake news tem votação urgente marcada para próxima terça-feira

Portanto, é possível concluir que o Brasil possui uma significativa população indígena distribuída em todas as regiões e estados do país. O aumento na contagem se deve à ampliação da metodologia de coleta e à participação das lideranças indígenas no processo. O destaque fica para a região Norte e os estados do Amazonas e Bahia, que concentram uma parcela expressiva dessa população.

População Indígena no Brasil
Dados:IBGE
Ano:2022
Total de Indígenas:1,7 milhão
Porcentagem da População Total:0,83%
Região com Maior Concentração:Norte (45%)
Estado com Maior Número de Indígenas:Amazonas (490,9 mil)
Região com Segunda Maior Concentração:Nordeste (31%)
Segundo Estado com Mais Indígenas:Bahia (230 mil)
Municípios com Moradores Indígenas:86,8% (4.832 cidades)
População Indígena Fora de Terras Delimitadas:63%
Amazônia Legal:867.919 indígenas (51,25% do total)
Terra Indígena Yanomami:27.152 habitantes
Terra Indígena Raposa Serra do Sol:26.176 habitantes

Com informações de https://g1.globo.com/economia/censo/noticia/2023/08/07/censo-do-ibge-brasil-tem-17-milhao-de-indigenas.ghtml

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog