/

Cendfol amplia investimentos e aumenta vagas em comunidades terapêuticas

Foto: ASCOM/PI

No ano de 2023, a Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) alcançou mais de 2 mil jovens e adultos por meio do Programa Se Liga e de ramificações do projeto Viver Sem Limites.

No ano passado, a Cendfol dividiu seu trabalho em prevenção primária, secundária e terciária. Na prevenção secundária, foram realizadas blitzes educativas para a população em geral, enquanto na prevenção terciária foram distribuídos kits higiênicos e prestada orientação sobre redução de danos à população em situação de rua.

O estado do Piauí ampliou o número de vagas em comunidades terapêuticas com o projeto “Viver Sem Depender”, lançado em dezembro de 2023. O projeto também promove ações preventivas no combate às drogas e conta agora com 12 Organizações da Sociedade Civil envolvidas na prevenção, além do aumento no número de vagas em Comunidades Terapêuticas e no repasse financeiro para o tratamento desses acolhidos. Além disso, está sendo criado o Sistema de Controle e Acolhimento de Reinserção (Sicar), em parceria com a Empresa de Tecnologia e Informação do Piauí (Etipi).

Leia também:  INSS utilizará inteligência artificial para diminuir fila e combater fraudes, anuncia presidente

O programa “Se Liga – Prevenção que Transforma, Futuro que Inspira“, lançado em junho de 2023, tem como objetivo levar capacitações, palestras, workshops e material didático sobre a prevenção às drogas às escolas. O programa é orientado pelo Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (2022) e busca desenvolver ações conjuntas para a prevenção das drogas entre crianças e adolescentes.

O segundo eixo de trabalho da Cendfol em 2023 foi a reinserção social através do “Programa Recomeçar”. Esse programa promove a reinserção tanto dos usuários de drogas ilícitas quanto de seus familiares através do esporte e da qualificação profissional. Parcerias com instituições como Senai, Senac e empresas de teatro foram estabelecidas para oferecer cursos, atividades esportivas e culturais no processo de reinserção.

Leia também:  Transações por Doc serão encerradas no dia 15 de janeiro, diz Febraban

A Cendfol também realizou parcerias com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o Ministério Público do estado (MPPI) e o Tribunal de Justiça (TJ-PI) para executar projetos educativos e preventivos relacionados às drogas. O coordenador Tiago Vasconcelos ressalta a importância do trabalho da Cendfol e expressa o desejo de continuar promovendo prevenção, reabilitação e ressocialização das pessoas.

Para o ano de 2024, a Cendfol planeja expandir seu trabalho realizado em parceria com diversos setores da sociedade no Piauí. Já está confirmada a implementação do projeto Segundo Tempo em parceria com o Ministério dos Esportes, que abrangerá aproximadamente 200 crianças na modalidade de vôlei e cerca de 150 crianças no futebol. Esse projeto não apenas oferecerá oportunidades esportivas, mas também promoverá valores sociais, respeito às diferenças e inclusão.

NotíciaResumo
Ano de 2023– Cendfol alcançou mais de 2 mil jovens e adultos com Programa Se Liga e Viver Sem Limites
– Implementação do programa Segundo Tempo prevista para 2024
Projeto “Viver Sem Depender”– Ampliação de vagas em comunidades terapêuticas
– Ações preventivas no combate às drogas
– Parceria com 12 Organizações da Sociedade Civil
– Criação do Sistema Sicar em parceria com Etipi
Programa “Se Liga”– Capacitações, palestras, workshops e material didático sobre prevenção às drogas nas escolas
– Orientado pelo Plano Nacional de Políticas sobre Drogas
Programa Recomeçar– Reinserção social de usuários de drogas e seus familiares através do esporte e qualificação profissional
– Parcerias com Senai, Senac e empresas de teatro
Parcerias– SSP, MPPI e TJ-PI para projetos educativos e preventivos
– Foco em drogas
– Trabalho da Cendfol em destaque
Planejamento para 2024– Expansão do trabalho em parceria com diversos setores da sociedade
– Implementação do projeto Segundo Tempo em parceria com Ministério dos Esportes

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/cendfol-amplia-investimentos-e-aumenta-numero-de-vagas-em-comunidades-terapeuticas

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog