Descrição da imagem
/

Conheça Severino Gomes: Artista da moda que atua há 40 anos com estampas no Piauí

Foto: Arquivo pessoal do artista Severino Gomes

Severino Gomes Severino é reconhecido em Teresina por suas camisas com pinturas artesanais que retratam temas variados do Nordeste e do Piauí.

Aos 16 anos, o artista dava início à sua jornada como artesão. Com o passar dos anos, adquiriu conhecimento em técnicas de estamparia e, explorando a criatividade, passou a produzir peças únicas e originais. O resultado disso foi reconhecimento e uma clientela fiel.

Cada peça de vestuário é pintada à mão. Suas principais fontes de inspiração são o Nordeste e o Piauí. Sua arte contempla paisagens, o folclore, as festas tradicionais e os elementos culturais emblemáticos da nossa terra.

“Iniciei minha trajetória na cidade de Altos durante minha adolescência, impulsionado pela necessidade econômica. Transformava roupas velhas, conferindo a elas uma nova identidade. Naquela época, isso era conhecido como reaproveitamento de material, não como reciclagem, como é chamado atualmente. Percebi, posteriormente, que essa atividade poderia se tornar uma fonte de renda para que eu e meus irmãos pudéssemos prosseguir com nossos estudos. Atualmente, trabalho com estamparia feita a partir de materiais alternativos e tingimento natural, utilizando cascas, folhas, flores, raízes e sementes de algumas plantas da região”, relata Severino.

Reconhecimento 

O reconhecimento pelo trabalho de Severino não passa despercebido. Neto do Angelim, presidente da Fundação Municipal de Cultura, ressalta a importância de artistas como ele para a cidade, que mantêm vivas as raízes culturais da região. 

“Eu fico encantado com a habilidade e a dedicação do Severino Gomes em sua arte. Suas camisas são verdadeiras obras que carregam consigo a alma e a essência do Nordeste. É uma maneira incrível de nos conectarmos com nossa cultura. Sua contribuição para a preservação e valorização da cultura nordestina e piauiense é inestimável, promovendo o orgulho e a identidade regional”
Foto: Arquio pessoal do artista Severino Gomes

Os temas que Severino aborda são diversificados, e originalidade de suas pinturas cativam a atenção de todos que se deparam com suas criações. 

Leia também:  Carnaval Massa: Conscientização e Empoderamento das Mulheres

Severino nos conta que se sente honrado com o reconhecimento que tem recebido: “é uma honra poder contribuir para a valorização da nossa região através do meu trabalho”

Como adquirir

Para adquirir peças artesanais do artista, basta acessar a loja virtual: @msestampariaartesanal

Sane Araujo

Jornalista e pesquisadora, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog