Descrição da imagem
/

Conselho de Cultura realiza exposição com 38 obras com o tema “A Batalha do Jenipapo”

Foto: arquivo pessoal Lídia Bulgari

A Batalha do Jenipapo é um evento histórico de grande relevância para o estado do Piauí e para o Brasil. A criação de uma representação artística do fato é uma maneira de valorizar a cultura local.  

As obras estão expostas para visitação do público desde o do dia 13 de março. A data, significativa, lembra o confronto ocorrido em 1823, em Campo Maior, entre brasileiros e portugueses, que resultou na vitória dos brasileiros e foi fundamental para a independência do Brasil. 

As 38 telas em exposição são resultado do concurso promovido pelo Conselho Estadual de Cultura do Piauí, através de edital, com o objetivo de fomentar a produção artística no campo da pintura, sem restrições quanto a técnicas, estilos, dimensões e suportes. 

“O concurso não apenas premiou os artistas selecionados, mas também reforçou o compromisso com o incentivo à produção artística e o reconhecimento dos talentos da região”, destaca o presidente do Conselho Estadual de Cultura do Piauí, Nelson Nery Costa. 

A artista visual Lídia Bulgari formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e atuando como professora de pintura na Great International School e no Ateliê Luciana Severo nos fala sobre sua participação na atual exposição.

O evento “Batalha do Jenipapo” foi um momento significativo, e optei por trazer minha visão como algo diferente do convencional. Enquanto muitos artistas se depararam com a representação icônica da batalha, com todas as suas explosões e dor sob a luz do dia, eu decidi explorar o que aconteceu depois. Minha obra focou no cenário pós-batalha, destacando o escuro, o sangue derramado, o fogo e o sombrio sob a luz da lua cheia. Foi uma abordagem diferente, mas senti que poderia transmitir uma perspectiva única e visceral sobre esse evento histórico.

As obras estão em exibição na praça de eventos 1 do Teresina Shopping, desde o dia 13 até o dia 30 de março de 2024. É uma oportunidade imperdível para todos que desejam conhecer e celebrar a rica herança cultural de nosso estado. “Espero que muitos se juntem a nós para apreciar essas obras incríveis.” afirma a artista.

Leia também:  Governador apresentará potencial do Piauí na transição energética durante visita à Ásia

Sane Araujo

Jornalista e pesquisadora, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog