/

Estudante da Uespi recebe reconhecimento internacional por vídeo da ONU

reconhecimento da ONU

O estudante de Jornalismo Carmo Neto, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus de Picos, recebeu mais um reconhecimento internacional. Com apenas 20 anos de idade, Carmo conquistou destaque no Plural + Youth Video Festival, uma competição de vídeos promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O vídeo intitulado “O Sonho de João” retrata a história emocionante de um menino do povoado Mandacaru, em São Julião, cujo maior desejo é se tornar jogador de futebol. A competição Plural Plus é organizada pela Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), com o objetivo de abordar temas cruciais como xenofobia, migração, diversidade e inclusão social.

Essa não é a primeira vez que Carmo Neto é reconhecido no concurso. Em 2021, ele já havia recebido outro prêmio pela sua produção audiovisual. A notícia da premiação chegou a Carmo no dia 19 de outubro e seu vídeo foi exibido no auditório da Uespi em Picos nesta segunda-feira (6), para os estudantes do curso de jornalismo.

Leia também:  Piauí lidera geração de empregos formais no Brasil

Com essa conquista, Carmo Neto foi convidado a participar da cerimônia de premiação em Nova York, nos Estados Unidos. Em seu vídeo, ele aborda a desigualdade no acesso a oportunidades e como isso afeta os sonhos das pessoas em situação de vulnerabilidade social. O curta-metragem retrata a rotina de João no povoado Mandacaru, capturando momentos do menino jogando futebol e realizando suas atividades diárias.

A intenção de Carmo era demonstrar como as desigualdades de oportunidades impactam os sonhos das crianças que buscam uma vida melhor. O vídeo faz um apelo contra as barreiras sociais que limitam o potencial de muitas pessoas. Vale ressaltar que Carmo concluiu o ensino médio na escola estadual Aprígio Pereira Bezerra, em São Julião, sua cidade natal.

Leia também:  Governador Entrega 200 Viaturas e Reforça Segurança no Piauí

O estudante compartilhou sua emoção com o resultado obtido em seu perfil no Instagram. Ele enfatizou que essa conquista não é apenas sua, mas sim coletiva, e agradeceu o apoio da família e amigos. Além dessa premiação, Carmo já havia sido reconhecido ao vencer o 4° Desafio Juvenil de Direitos Humanos da ONU com um vídeo sobre mudanças climáticas e o direito humano à água.

Notícia
O estudante de Jornalismo Carmo Neto, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), conquistou destaque no Plural + Youth Video Festival, promovido pela ONU.
Seu vídeo “O Sonho de João” retrata a história emocionante de um menino do povoado Mandacaru, em São Julião, cujo maior sonho é se tornar jogador de futebol.
Carmo Neto foi premiado anteriormente no mesmo concurso em 2021 e foi convidado para a cerimônia de premiação em Nova York, nos Estados Unidos.
Em seu vídeo, Carmo aborda a desigualdade no acesso a oportunidades e como isso afeta os sonhos das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Carmo Neto já havia sido reconhecido anteriormente ao vencer o 4° Desafio Juvenil de Direitos Humanos da ONU com um vídeo sobre mudanças climáticas e o direito humano à água.

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/estudante-da-uespi-recebe-novo-reconhecimento-da-onu-em-concurso-de-videos

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog