/

Expansão do Programa Piauí Saúde Digital beneficia mais 20 municípios

Foto: ASCOM/PI

O governador Rafael Fonteles anunciou nesta sexta-feira (12) a expansão do Programa Piauí Saúde Digital para mais 20 municípios do Território de Desenvolvimento dos Cocais até o fim de fevereiro. A iniciativa já está em funcionamento nas cidades de Piripiri e Lagoa de São Francisco, e agora será estendida para beneficiar ainda mais pessoas.

O Programa Piauí Saúde Digital é uma integração entre os governos municipal, estadual e federal por meio de um sistema moderno e inteligente. Esse programa permite que os pacientes sejam atendidos por telemedicina em 10 especialidades nas unidades básicas de saúde, facilitando o acesso ao atendimento médico especializado e realização de exames.

Além das cidades já contempladas, os outros 20 municípios do Território de Desenvolvimento dos Cocais também serão beneficiados com o sistema de telessaúde. Isso significa que os pacientes poderão ser atendidos pelos especialistas sem precisar se deslocar para outras cidades, apenas indo até os municípios-polo – Piripiri e Esperantina – caso seja necessário realizar algum exame. O laudo dos exames sai em apenas 15 minutos, agilizando o diagnóstico.

Leia também:  Semec reafirma parceria com Fundação Quixote para o Salipi 2023

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, elogiou o programa e ressaltou que é uma revolução na área da saúde. Ele destacou que uma das maiores dificuldades atualmente é a realização de exames, principalmente para quem vive em regiões distantes e isoladas. Com o Piauí Saúde Digital, serviços como eletrocardiograma, tomografia e raio-x estão mais acessíveis para a população, evitando longos deslocamentos.

Após o anúncio, Rafael Fonteles e Wellington Dias visitaram o Museu Indígena Anízia Maria dos Povos Tabajara, Tapuio e Itamaraty, na Comunidade Indígena Nazaré, além de participarem de ações do Projeto Sociocultural Comboios. O ministro também assinou documentos autorizando ações do governo federal no Piauí.

Notícia
O governador Rafael Fonteles anunciou que novos municípios do Território de Desenvolvimento dos Cocais serão beneficiados pelo Programa Piauí Saúde Digital até o fim de fevereiro.
O programa já está em funcionamento nas cidades de Piripiri e Lagoa de São Francisco.
A integração entre os governos municipal, estadual e federal por meio do sistema permite levar atendimento médico especializado e realização de exames para a população de forma ágil e facilitada.
Todos os outros 20 municípios do Território de Desenvolvimento dos Cocais também passarão a contar com o sistema de telessaúde nas unidades básicas de saúde.
O laudo dos exames sai em apenas 15 minutos, facilitando a obtenção do diagnóstico pelo paciente.
Com o Piauí Saúde Digital, serviços como eletrocardiograma, tomografia e raio-x estão mais acessíveis para a população.
Rafael Fonteles e Wellington Dias visitaram o Museu Indígena Anízia Maria dos Povos Tabajara, Tapuio e Itamaraty, na Comunidade Indígena Nazaré, além de participarem de ações do Projeto Sociocultural Comboios.
O estado do Piauí visa proporcionar um atendimento mais eficiente e acesso igualitário aos serviços médicos para todos os seus cidadãos.

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/governador-anuncia-expansao-do-piaui-digital-para-mais-20-municipios

Leia também:  Vacinação da dengue terá público prioritário de crianças e jovens de 6 a 16 anos

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog