/

FMS alerta: casos graves de gripe H1N1 voltam a ocorrer em Teresina.

Casos de gripe em Teresina

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do município de Teresina (CIEVS) divulgou informações preocupantes sobre a situação da COVID-19 e outras infecções respiratórias na cidade. No período de 14 a 20 de maio de 2023, houve um óbito por covid-19 e outro por influenza H1N1 em Teresina e no interior do estado, respectivamente.

A última morte por covid-19 em paciente residente em Teresina havia ocorrido há quase um mês, de acordo com as informações divulgadas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Já o paciente com gripe H1N1 era residente no município de Barras – PI, mas faleceu no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina.

Leia também:  G7 debate sanções à Rússia e ambições da China em Hiroshima

Apesar do número de casos confirmados e internações hospitalares terem se mantido estáveis, a demanda e a taxa de positividade dos testes diagnósticos mostram necessidade de atenção. Na última semana, 50% dos testes diagnósticos para COVID-19 foram positivos e casos graves de gripe H1N1 voltaram a ocorrer.

Vacinação é fundamental

O infectologista e Diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, alerta sobre a importância da vacinação dos teresinenses com ambas as vacinas, tanto contra a COVID bivalente quanto contra a gripe. Diante do cenário atual, a vacinação é fundamental para evitar novas mortes e controlar a pandemia.

Além disso, a cidade tem enfrentado um aumento do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), transmitido por meio de gotículas contaminadas emitidas enquanto as pessoas infectadas falam, tossem e espirram ou por contato com objetos e superfícies contaminadas. Essa situação tem causado superlotação de unidades de terapia intensiva infantis em todo o Brasil, especialmente em crianças asmáticas.

Leia também:  STF Retoma Julgamento sobre Marco Temporal de Terras Indígenas

Por isso, a FMS recomenda o uso de máscaras por indivíduos mais vulneráveis às formas graves da doença, bem como por aqueles com sintomas febris ou gripais e histórico de contato recente com paciente. A prevenção é a melhor forma de combater a disseminação dessas doenças respiratórias.

Com informações de https://pmt.pi.gov.br/2023/05/24/painel-registra-uma-morte-por-covid-19-e-fms-reforca-a-necessidade-de-vacinacao/

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog