/

G20 Descobre A Força da Agricultura Familiar em Teresina

agricultura familiar

Em Teresina, líderes das maiores economias do mundo, reunidos no G20, visitarão nesta sexta-feira (24) uma horta comunitária e a Quitanda da Agricultura Familiar. O intuito é proporcionar aos delegados um entendimento aprofundado sobre iniciativas locais que combatem a fome e promovem o sustento da comunidade. A visita ocorre durante o encerramento da 3ª Reunião da Força-Tarefa do G20, dedicada a enfrentar a fome e pobreza globalmente.

O primeiro destino dos mais de 50 delegados será a horta comunitária Ave Verde, que se destaca pelo uso de técnicas orgânicas e pela participação ativa das mulheres na produção de uma variedade de cultivos. A fertilidade do solo é resultado de um trabalho contínuo de cinco anos, que agora sustenta 32 famílias locais. Posteriormente, os representantes conhecerão a Quitanda da Agricultura Familiar, um exemplo de como a comercialização direta pode beneficiar tanto produtores rurais quanto consumidores urbanos.

Leia também:  Tina Turner, Rainha do Rock, morre aos 83

A intermediação da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) tem sido fundamental para integrar economicamente os produtores com o mercado consumidor de Teresina. Além disso, parcerias como a estabelecida com o Grupo Vanguarda têm permitido que produtos cultivados por famílias cheguem aos supermercados e feiras em complexos residenciais. Essas iniciativas têm gerado resultados expressivos em termos de vendas e estabilidade financeira para os agricultores envolvidos.

Impacto Cultural e Econômico das Feiras Agroecológicas

As feiras organizadas transcendem o comércio, pois também são espaços de troca cultural e promoção de práticas agroecológicas e segurança alimentar. No decorrer deste ano, mais de cem eventos desse tipo foram realizados, envolvendo dezenas de grupos produtivos regionais.

Leia também:  Bolsa Família de junho alcança maior valor da história; confira os novos benefícios

Evandro Cardoso da SAF destaca o papel crucial da agricultura familiar na luta contra os desafios alimentares do país. Ele ressalta as expectativas positivas quanto ao impacto das discussões do G20: há uma esperança de que a atenção internacional possa impulsionar políticas integradas para fortalecer os meios de produção rural. Isso poderia trazer melhorias significativas tanto na qualidade das colheitas quanto no aumento da renda dos pequenos agricultores brasileiros.

EventoLocalDetalhes
3ª Reunião da Força-Tarefa do G20Teresina, PiauíEnfrentamento da fome e pobreza global
Visitas de delegadosHorta Ave Verde e Quitanda da Agricultura FamiliarObservação de iniciativas locais de sustento
Impacto local32 famílias beneficiadasAdoção de técnicas orgânicas e participação feminina
ComercializaçãoUFPI e parcerias com Grupo VanguardaIntegração econômica e feiras em complexos residenciais
ResultadosMais de 100 feiras no anoAvanços na produção rural e renda dos agricultores
PerspectivasDiscussões no G20Fomento de políticas para fortalecimento da agricultura familiar

Com informações do site Governo do Piauí.

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog