/

Gov.pi Cidadão: Governo lança plataforma digital de serviços públicos

foto de mulher usando o celular

O Governo do Piauí está lançando uma plataforma chamada Gov.pi Cidadão, que possibilitará a oferta de serviços públicos de forma segura e online. A solenidade de lançamento acontecerá no Palácio de Karnak, às 11h30 da segunda-feira (18). Essa iniciativa faz parte do Programa de Transformação Digital do estado e tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos pelo governo.

Através do Gov.pi Cidadão, as secretarias, órgãos, autarquias, fundações e empresas públicas estaduais disponibilizarão serviços online para a população. Cerca de 50 serviços públicos de 13 secretarias estaduais serão ofertados inicialmente, com a expansão gradual para outros serviços. O acesso poderá ser feito através do celular, computador, tablet ou qualquer outro dispositivo móvel.

Uma das principais vantagens desse sistema é evitar que as pessoas precisem se deslocar até os órgãos públicos pessoalmente. Com o Gov.pi Cidadão, os cidadãos poderão resolver pendências e buscar informações sem sair de casa, evitando filas e burocracias.

Leia também:  Conheça mais sobre o Palácio da Música: o paraíso do som!

Uma identidade digital será criada para cada cidadão que acessar a plataforma. Dessa forma, o sistema reconhecerá o perfil do usuário e poderá verificar se ele possui veículo registrado no Detran ou alguma pendência. A ideia é que os cidadãos possam usar suas redes sociais e a internet para acessar facilmente os serviços oferecidos pelo governo.

Essa iniciativa faz parte das ações do Governo Digital do Piauí, inspirado no modelo bem-sucedido implantado na Estônia. No país, 99% dos serviços governamentais são oferecidos de forma online e quase toda a população possui identificação eletrônica.

Além do Gov.pi Cidadão, outras soluções têm sido implementadas no estado para facilitar a vida da população e otimizar os serviços públicos. O telessaúde, por exemplo, tem eliminado as filas de atendimento médico no interior do estado. O App Colab permite a participação digital dos piauienses nas decisões do governo sobre investimentos através do programa de Orçamento Popular.

Leia também:  Governo do Piauí investe R$ 5 milhões em capacitação de servidores públicos

Para facilitar o empreendedorismo, o Gov.pi Empresas foi criado como uma plataforma que reúne todos os serviços necessários para a abertura e licenciamento de novos empreendimentos. E para os servidores públicos, foram implantadas ferramentas como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o Portal do Servidor, que proporcionam agilidade e facilidade nas atividades diárias.

O lançamento do Gov.pi Cidadão representa mais um passo importante no processo de modernização e transformação digital do Governo do Piauí, visando trazer benefícios reais para a população através da tecnologia.

Data18 de janeiro de 2021
LocalPalácio de Karnak
Hora11h30
IniciativaLançamento da plataforma Gov.pi Cidadão
ObjetivoFacilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos oferecidos pelo governo do Piauí
Serviços50 serviços públicos de 13 secretarias estaduais inicialmente
AcessoAtravés de dispositivos móveis como celular, computador e tablet
VantagensEvitar deslocamentos, filas e burocracias
Identidade digitalCriação de uma identidade digital para cada cidadão
InspiraçãoModelo bem-sucedido implantado na Estônia
Outras soluçõesTelessaúde, App Colab, Gov.pi Empresas, Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e Portal do Servidor
BenefíciosModernização e transformação digital do governo para trazer benefícios reais para a população

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/gov-pi-cidadao-governo-lanca-plataforma-de-servicos-digitais-na-segunda-18

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog