/

Governo brasileiro repudia ataques racistas contra Vini Jr.

ataques racistas a jogador

Nesta segunda-feira, 22 de maio de 2023, o governo brasileiro emitiu uma nota conjunta dos ministérios de Relações Exteriores, Igualdade Racial, Esporte e Direitos Humanos e Cidadania, repudiando veementemente os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinicius Jr., do Real Madrid, em jogos da liga espanhola.

A nota pede que as autoridades governamentais e esportivas da Espanha tomem medidas para punir os responsáveis pelos atos racistas e prevenir que eles se repitam. FIFA, Federação Espanhola de Futebol e LaLiga também foram citadas nominalmente pelo governo brasileiro na nota.

No domingo, torcedores do Valencia proferiram comentários racistas contra Vinicius Jr., chamando-o de macaco durante a partida. Em resposta aos ataques, o jogador declarou publicamente que irá lutar contra os racistas até o fim.

Leia também:  Desenrola Brasil: Programa de renegociação é prorrogado até maio

A ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, classificou os episódios como algo que precisa ser combatido na raiz. É importante lembrar que em maio de 2022 Brasil e Espanha assinaram um acordo bilateral para o combate ao racismo e à xenofobia.

Governo brasileiro cobra medidas efetivas contra a discriminação

O presidente Lula manifestou solidariedade ao jogador e cobrou providências por parte das autoridades do futebol espanhol. “É importante que a Fifa e a LaLiga tomem medidas sérias contra o fascismo e o racismo nos estádios”, disse ele. As entidades esportivas e clubes têm sido criticados pela falta de ação contra a discriminação no futebol.

O Itamaraty ainda vai chamar a embaixadora da Espanha no Brasil para explicações após o ocorrido. Vale lembrar que o governo brasileiro tem atuado em cooperação com o governo da Espanha para promover políticas de igualdade racial, compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes e imigrantes ao esporte, além de qualquer tipo de discriminação nas diferentes modalidades. A intolerância a qualquer prática discriminatória é uma prioridade do governo na promoção do esporte.

Leia também:  Lula sanciona lei que cria bolsa de qualificação para pessoas em situação de rua

Os ataques racistas sofridos por Vinicius Jr. são mais um exemplo da necessidade urgente de medidas efetivas contra o racismo no futebol e em toda a sociedade. O governo brasileiro espera que as autoridades espanholas e as entidades esportivas tomem providências concretas para combater a discriminação racial no esporte.

Com informações de https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/05/22/governo-repudia-ataques-racistas-a-vini-jr-e-pede-providencias-as-autoridades-da-espanha-e-a-fifa.ghtml

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog