/

Governo do Piauí cursos preparatórios gratuitos para vestibulares do ITA e IME

Cursos Preparatórios

O Governo do Piauí anunciou recentemente que irá oferecer cursos preparatórios gratuitos para estudantes do ensino médio interessados em ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ou no Instituto Militar de Engenharia (IME), considerados os vestibulares mais difíceis do país. O objetivo é que alunos da rede pública possam ser aprovados nessas instituições renomadas de ensino.

De acordo com o governador Rafael Fonteles, serão organizadas turmas especiais de preparação para os vestibulares mais desafiadores do Brasil, como ITA e IME, conhecidos por suas seletivas rigorosas e provas extremamente difíceis. Juntamente com o secretário da Educação, Washington Bandeira, Fonteles afirmou que esse projeto tem como foco principal ver os alunos da rede pública alcançando aprovação nessas importantes instituições de ensino.

A iniciativa também terá um foco voltado para preparar os estudantes para outras provas complexas, como o vestibular da Fundação Getúlio Vargas. No entanto, a preparação para ITA e IME será priorizada devido à sua competitividade e à excelência do ensino de engenharia oferecido por essas instituições mundialmente reconhecidas.

Leia também:  Brasil bate recorde com 958 mil novos empregos formais em 2024

Os estudantes interessados em participar desses cursos preparatórios passarão por uma avaliação inicial. As inscrições terão início em dezembro, logo após o lançamento do edital. A seleção ocorrerá em duas fases: uma primeira fase com provas objetivas e subjetivas, entre os dias 16 e 19 de dezembro, e uma segunda fase com entrevistas com os aprovados e seus familiares.

Embora o foco principal sejam os alunos da rede estadual, estudantes de escolas particulares também poderão participar da seleção para o pré-vestibular. No entanto, somente alunos que iniciarão o ensino médio a partir de 2024 serão elegíveis. A preparação terá duração de três anos e contará com uma carga horária estendida nas áreas cobradas nestes vestibulares desafiadores.

Leia também:  Presidente Lula sanciona lei e programa Minha Casa, Minha Vida retorna com mudanças

Após a seleção, as matrículas para as duas turmas especiais acontecerão em janeiro, com as aulas começando em fevereiro. Para facilitar a participação dos estudantes que residem fora de Teresina, local onde serão ministradas as aulas, o Estado fornecerá auxílio financeiro para cobrir despesas como transporte e hospedagem. Adicionalmente, será oferecida uma bolsa incentivo aos estudantes, de acordo com seu desempenho no processo seletivo.

Essa iniciativa tem como objetivo tornar realidade o sonho de jovens talentosos que desejam entrar na área de engenharia e tecnologia, frequentando centros renomados tanto nacional como internacionalmente. Com os cursos preparatórios gratuitos oferecidos pelo Governo do Estado do Piauí, espera-se que mais alunos tenham a oportunidade de conquistar vagas nessas instituições altamente competitivas e prestigiadas.

Notícia
Governo do Estado do Piauí oferecerá cursos preparatórios gratuitos para estudantes do ensino médio interessados em ingressar no ITA e IME
Objetivo é que alunos da rede pública sejam aprovados nessas instituições renomadas de ensino
Iniciativa também terá foco na preparação para o vestibular da Fundação Getúlio Vargas
Estudantes passarão por avaliação inicial e inscrições terão início em dezembro
Seleção ocorrerá em duas fases: provas objetivas e subjetivas, seguidas de entrevistas
Alunos de escolas particulares que iniciarão o ensino médio a partir de 2024 também poderão participar
Preparação terá duração de três anos e contará com carga horária estendida
Matrículas acontecerão em janeiro e as aulas começarão em fevereiro
Estado fornecerá auxílio financeiro para transporte e hospedagem dos estudantes
Bolsa incentivo será oferecida de acordo com o desempenho no processo seletivo
Iniciativa visa proporcionar oportunidades para jovens talentosos na área de engenharia e tecnologia

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/governo-do-piaui-tera-preparatorios-para-vestibulares-do-ita-e-ime

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog