/

Governo, Piauí Conectado e TJ-PI lançam programa Justo Acesso

Programa Justo Acesso

Nesta terça-feira (20), às 10h, será lançado em Palmeirais, a 117 km de Teresina, o projeto-piloto Justo Acesso. O objetivo da iniciativa é proporcionar pontos de inclusão digital em municípios que não possuem comarca, garantindo acesso à justiça para toda a população piauiense.

O Justo Acesso é pioneiro no Brasil e consiste na união de instituições para promover mais dignidade aos cidadãos piauienses ao reduzir distâncias e burocracias quanto ao acesso aos serviços online da justiça. Por meio da associação entre Governo do Estado do Piauí, Piauí Conectado e Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), serão oferecidos serviços judiciários como audiências virtuais, consulta processual, Sistema Eletrônico de Informações, Balcão Virtual, Atermação on-line nos âmbitos do TJ-PI, TRE-PI e TRT-22.

Inclusão digital para facilitar o acesso à justiça

O projeto também vai disponibilizar cartórios extrajudiciais como segunda via de certidões e documentos. Além desses, haverá participação de outras instâncias públicas como Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria de Estado da Segurança Pública bem como órgãos autônomos como Detran, Receita Federal e Ministério Público do Trabalho.

Leia também:  Estudo revela medidas para retardar o envelhecimento biológico

A iniciativa busca facilitar o acesso à justiça, mediante a realização de atos processuais por videoconferência, tais como audiências e atendimentos eletrônicos, além de agregar serviços online de órgãos que compõem o Sistema de Justiça. Com esse projeto, é possível materializar a garantia do acesso à justiça por meio da inclusão digital.

A Piauí Conectado será responsável pelo cabeamento de internet, instalação de layout de fachada nos pontos em Palmeirais e disponibilização de mobiliário, equipamentos e computadores. Emerson Silva, diretor-presidente da mesma empresa, reforça a importância do projeto e como é gratificante fazer parte dele.

Reconhecimento nacional

Na última terça-feira (13), durante visita ao estado, o membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Giovanni Olsson, reconheceu a estratégia do Justo Acesso e ressaltou sua importância para a integração dos serviços com as instituições. Para Olsson é importante fazer com que as boas práticas dos tribunais sejam replicadas em outras partes do país.

Leia também:  Detran do Piauí abre novos postos e reforma unidades em 2023

Com iniciativas pioneiras como essa, é possível tornar os sistemas judiciais mais acessíveis para a população que vive em locais afastados ou sem muita infraestrutura tecnológica. O Justo Acesso tem como intuito aproximar cada vez mais a população dos serviços públicos e garantir uma Justiça efetiva para todos os cidadãos piauienses.

O que é:Lançamento do projeto-piloto Justo Acesso
Quando:Hoje, às 10h
Onde:Cidade de Palmeirais, a 117 km de Teresina
Objetivo:Proporcionar pontos de inclusão digital em municípios que não possuem comarca, ampliando o acesso à justiça e garantindo inclusão para toda a população piauiense aos serviços judiciais.
Iniciativa:Associação entre Governo do Estado do Piauí, Piauí Conectado e Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI)
Serviços oferecidos:Audiências virtuais, consulta processual, Sistema Eletrônico de Informações, Balcão Virtual, Atermação on-line nos âmbitos do TJ-PI, TRE-PI e TRT-22, segunda via de certidões e documentos em cartórios extrajudiciais, participação de outras instâncias públicas como Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria de Estado da Segurança Pública bem como órgãos autônomos como Detran, Receita Federal e Ministério Público do Trabalho.
Responsável pelo cabeamento de internet:Piauí Conectado
Opinião do presidente do TJ-PI:“Com esse projeto, conseguiremos materializar a garantia do acesso à justiça por meio da inclusão digital.”

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticias/governo-do-estado-piaui-conectado-e-tj-pi-lancam-programa-justo-acesso-nesta-terca20-em-palmeirais/

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog