/

INSS Retoma Atendimento e Libera Auxílio-Doença em Caso de Faltas de Peritos

inss auxilio doença

No dia seguinte ao feriado de Finados, as agências da Previdência Social em São Paulo terão funcionamento normal. As unidades estarão abertas nos horários habituais, das 7h às 17h ou das 8h às 17h, dependendo da região e unidade. Para os segurados que possuem exame médico pericial agendado, mas não foram atendidos devido à ausência do perito, será possível solicitar o benefício por meio do Atestmed, um sistema online que exige o envio de atestado médico pela internet.

De acordo com o balanço parcial divulgado pelo INSS, dos 21.783 exames médicos agendados, apenas 14.090 foram realizadas por 1.957 peritos que compareceram ao trabalho durante o feriado prolongado. Os demais médicos faltaram.

O instituto reforça que para solicitar o auxílio-doença através do Meu INSS é necessário levar o atestado médico, bem como laudos e exames recentes. O atendimento nas agências será feito por servidores do INSS, que irão registrar o pedido de auxílio-doença via aplicativo ou site Meu INSS sem a necessidade de agendar uma perícia médica.

Leia também:  Piauí lidera geração de empregos formais no Brasil

Protesto dos peritos médicos federais

É importante destacar que os peritos médicos federais decidiram emendar o feriado de Finados como forma de protesto contra a atual administração do INSS, alegando descumprimento de regras. A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) orientou os peritos a enviarem emails para suas chefias informando que não poderiam comparecer ao trabalho na sexta-feira.

Essa medida faz parte das últimas ações tomadas pela administração para reduzir as filas do INSS, que têm afetado especialmente a área de perícia médica. Uma dessas ações é a prorrogação automática do auxílio-doença sem a necessidade de exame pericial, com renovação automática após pedido até abril de 2024.

Leia também:  Desnutrição na Infância: Danos Irreversíveis ao Desenvolvimento Cognitivo

O objetivo dessas medidas é combater fraudes e estimular os segurados a retornarem ao trabalho. Atualmente, o estoque de perícias médicas chega a 635,8 mil em setembro, e em algumas regiões do país o tempo de espera pelo atendimento ultrapassa os 300 dias.

Em resumo, as agências da Previdência Social em São Paulo estarão abertas normalmente no dia seguinte ao feriado de Finados. Para os segurados com exame médico pericial agendado, mas não atendidos por falta de perito, será possível solicitar o benefício através do Atestmed. O INSS continuará analisando documentos e concedendo auxílio-doença em até 15 dias. Caso necessário, será marcada uma perícia médica. Os peritos médicos federais anunciaram protestos contra a administração do INSS por descumprimento de regras. Medidas foram tomadas para reduzir as filas do instituto e combater fraudes nos benefícios.

Resumo da Notícia
Agências da Previdência Social em São Paulo abertas normalmente após feriado de Finados
Solicitação de benefício por meio do Atestmed para segurados com exame médico pericial agendado, mas não atendidos
Análise documental e concessão de auxílio-doença em até 15 dias
Peritos médicos federais protestam contra administração do INSS
Medidas tomadas para reduzir filas e combater fraudes nos benefícios

Com informações de https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/11/inss-retoma-atendimento-nas-agencias-e-vai-liberar-auxilio-doenca-em-unidades-que-perito-faltar.shtml

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog