/

Limpar o nariz com os dedos pode causar Alzheimer

limpar nariz tem relação com alzheimer

Um novo estudo realizado por cientistas da Universidade Griffith, na Austrália, mostrou que limpar o nariz com os dedos pode aumentar o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer. Camundongos foram usados no experimento onde os pesquisadores identificaram que limpar o nariz com os dedos pode levar a bactéria Chlamydia pneumoniae até o cérebro através dos nervos olfativos. Eles também encontraram uma correlação entre a infecção do sistema nervoso central com esse patógeno e a doença de Alzheimer.

A C. pneumoniae é responsável por produzir a proteína beta amiloide, que em determinadas concentrações é um indicador da enfermidade neurodegenerativa. Segundo os cientistas, lesões causadas por cutucadas no nariz facilitam o caminho da bactéria para entrar no cérebro humano, e, mesmo que o experimento tenha sido feito em camundongos, os médicos afirmam haver grande possibilidade de que a bactéria alcance o cérebro humano.

Os especialistas afirmam ainda que colocar os dedos no nariz excessivamente também pode estar associado ao desenvolvimento de outras patologias já que nossas mãos abrigam numerosas bactérias e quase ninguém as higieniza antes de introduzi-las nas narinas. Danificar as mucosas pode causar lesões e diminuir a imunidade permitindo que micróbios possam ir parar no cérebro humano, provocando meningites bacterianas cujos sintomas são febre, dor de cabeça, rigidez do pescoço, sensibilidade à luz e confusão mental.

Leia também:  Governo Lula anuncia Plano Safra da Indústria com R$ 300 bilhões em crédito e subsídios

O professor James St John, líder da pesquisa alerta: “Cutucar o nariz e arrancar pelos não é uma boa ideia. Se você danificar o revestimento do nariz, pode aumentar o número de bactérias que podem entrar no seu cérebro.”

Este estudo traz importantes informações sobre medidas simples que podem ser tomadas para prevenir casos desagradáveis como esses.

Dúvidas frequentes:

O que foi descoberto?

Cientistas constataram que limpar o nariz com os dedos pode aumentar o risco de desenvolvimento de Alzheimer e outras demências.

Porque limpar o nariz com os dedos aumenta o risco dessas doenças?

Ao explorar seus canais nasais através dos nervos olfativos, uma bactéria chamada Chlamydia pneumoniae chega diretamente ao cérebro humano promovendo patologias como a doença de Alzheimer.

Leia também:  Entrega de 10 mil mudas de plantas nativas e frutíferas em Teresina promove reflorestamento e conscientização

Quais outras patologias podem estar relacionadas?

Numerosas bactérias habitam as mãos humanas e praticamente ninguém higieniza as mãos antes de introduzi-las na narina; isso faz com que outros patógenos possam entrar no tecido cerebral danificado resultando em meningites bacterianas cujos sintomas são febre, dor de cabeça, rigidez do pescoço, sensibilidade à luz e confusão mental.

Já ocorreu alguma dessas consequências em humanos?

Embora não haja relatos específicos sobre a relação entre cutucadas no nariz e problemas neurológicos nos humanos este cuidado deve ser tomado para evitar qualquer eventual problema.

O tempo reforça seu compromisso com o jornalismo mineiro profissional e responsável proporcionando diariamente informações verdadeiras e relevantes em suas redes sociais Facebook,Twitter  e Instagram adicionando sempre qualidade ao nosso cotidiano.

Com informações de https://www.otempo.com.br/mobile/mundo/limpar-nariz-com-o-dedo-pode-aumentar-chances-de-alzheimer-indica-estudo-1.2833931

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog