MEC abre inscrições para o Fies nesta terça-feira: Saiba como participar!

MEC notícia

O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa que oferece financiamento para estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior.

O Fies é uma excelente oportunidade para quem sonha em cursar uma faculdade, mas não possui recursos financeiros suficientes para arcar com as despesas. Neste artigo, você encontrará todas as informações necessárias para participar do processo seletivo do Fies e realizar o seu sonho acadêmico. Não perca essa chance!

O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) na noite desta terça-feira (7/3).

Os estudantes que fizeram as últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota igual ou superior a 450 pontos podem participar. O Fies tem diferentes modalidades, possibilitando juros zero para quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet.

Leia também:  Operação Mata Atlântica em Pé no Piauí combate desmatamento ilegal

Os interessados em concorrer às vagas do Fies devem ter feito qualquer uma das edições do Enem a partir de 2010. A classificação é feita com base na nota obtida na edição mais recente do exame. O cronograma do Fies é o seguinte:

  • Complementação da inscrição postergada pode ser feita entre os dias 7 e 9 de fevereiro;
  • Período de inscrições ao Fies vai de 7 a 10 de março;
  • O resultado será divulgado no dia 14 de março;
  • Complementação das informações da inscrição pode ser feita entre os dias 15 e 17 de março;
  • E a convocação da lista de espera acontece entre os dias 21 de março e 18 de maio.

O programa é uma ótima oportunidade para estudantes ingressarem em instituições privadas com custo reduzido e realizarem seus sonhos acadêmicos sem terem que se preocupar com o financeiro. Com isso, o MEC visa incentivar cada vez mais a educação superior no país. Acesse o site oficial do Fies para mais informações e faça sua inscrição agora mesmo!

Leia também:  Prefeitura de Teresina inicia processo de regularização fundiária nos povoados Camboa II e III

Mudanças no Programa

No entanto, é importante ressaltar que o programa passou por mudanças recentes, como a exigência de uma pontuação mínima no Enem para participar do processo seletivo e a redução do número de vagas ofertadas. Além disso, as novas regras também estabelecem um teto máximo para o valor das mensalidades financiadas pelo Fies.

Para quem não atende aos requisitos para conseguir o financiamento com juros zero, existem outras modalidades disponíveis, como a P-Fies, que oferece empréstimos com juros mais baixos para estudantes com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/mec-abre-as-inscricoes-para-o-fies-nesta-terca-feira-veja-regras/

 

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog