/

Mercado reduz estimativa de inflação e vê PIB maior

Crescimento econômico no Brasil

Os economistas do mercado financeiro projetaram uma redução na estimativa de inflação para o ano de 2023, saindo de 6,03% para 5,80%. Essa informação foi divulgada nesta segunda-feira (22) pelo Banco Central por meio do relatório Focus, que ouviu mais de 100 instituições financeiras na semana passada sobre as projeções para a economia.

Expectativa de crescimento econômico também aumenta

A expectativa de crescimento econômico teve uma ligeira alta: os economistas agora apontam um índice de 1,20% no Produto Interno Bruto (PIB) para 2023 contra o índice anteriormente divulgado de 1,02%.

Vale lembrar que mesmo com esta baixa, a estimativa da inflação segue ultrapassando o teto estipulado pelo governo brasileiro. Se confirmado, seria o terceiro ano consecutivo em que o IPCA fica acima do limite fixado pelo sistema das metas. Essa situação pode afetar diretamente o poder de compra das pessoas, principalmente aquelas com salários menores.

Leia também:  FGTS Futuro: Modalidade que alivia parcelas da casa própria será lançada em março, afirma ministro

Banco Central busca conter inflação

Neste cenário, o Banco Central já está direcionando suas atitudes visando conter a inflação e controlar cada vez mais os preços. Para isto já definiram a taxa Selic visando atingir as metas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional. O relatório ainda apresentou algumas outras estimativas dos economistas do mercado financeiro como previsões cambiais e outros indicadores econômicos relevantes.

Em resumo, o relatório do Banco Central indica uma redução nas expectativas de inflação e um aumento nas projeções do PIB em relação às últimas análises realizadas pelos economistas do mercado financeiro. No entanto, mesmo diante desta redução, a inflação continua preocupando e ultrapassando o teto da meta estabelecida pelo governo brasileiro.

Leia também:  Mulheres Chefiando Lares e Transformando Vidas no Piauí
InflaçãoPIB
Redução na estimativa de inflação para 2023: de 6,03% para 5,80%Aumento na projeção do PIB para 2023: de 1,02% para 1,20%

Com informações de https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/05/22/mercado-reduz-estimativa-de-inflacao-para-580percent-neste-ano-e-ve-alta-maior-do-pib.ghtml

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog