/

Ópera da Serra da Capivara: Festival movimentará turismo e economia em São Raimundo Nonato

Ópera da Serra da Capivara
Foto: ASCOM/PI

A 5ª edição do espetáculo mais aguardado do ano, o Festival Ópera da Serra da Capivara, foi oficialmente lançada nesta terça-feira (11) no Salão Azul do Palácio de Karnak. Realizado anualmente desde 2017 pela Prefeitura de São Raimundo Nonato, o evento acontecerá entre os dias 17 e 29 de julho no Parque Nacional da Serra da Capivara.

Com o tema “Carmen do Sertão”, em homenagem à renomada obra do compositor francês Georges Bizet, o festival se consolidou como um dos principais impulsionadores da cultura, comércio e turismo no estado do Piauí e na região de São Raimundo Nonato. O governador Rafael Fonteles estava presente no lançamento e enfatizou o compromisso do Governo em apoiar eventos que promovam desenvolvimento econômico aliado a entretenimento, cultura e preservação ambiental.

O Festival Ópera da Serra da Capivara é patrocinado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e conta com o apoio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), além de parceiros como Sebrae e Instituto Chico Mendes da Biodiversidade. A prefeita Carmelita Castro ressaltou a importância desse evento para fomentar a economia local e destacou a empolgação da população que já está se preparando para participar.

Leia também:  Governo envia ao congresso proposta de política de valorização do salário mínimo

O secretário de Cultura, Carlos Anchieta, considera que o festival é uma grande oportunidade para atrair turistas que ainda não conhecem a região sul do estado, aproveitando o evento para promover o turismo local e regional. Ele também destacou a participação da Escola Estadual de Dança Lenir Argento na coreografia do espetáculo.

Novidades para 2023

A diretora do festival, Sádia Castro, falou sobre a evolução do evento ao longo das edições anteriores e sua crescente relevância tanto no âmbito técnico quanto no aumento do turismo. Neste ano, o festival traz uma novidade: a inspiração em óperas internacionais. O destaque será para “Carmen”, de Bizet, que ganhará uma releitura com elementos da cultura popular sertaneja e piauiense.

Leia também:  Saiba quais são os documentos requisitados e procedimentos para agendar atendimento no ESALPI

Além disso, Sádia anunciou uma surpresa inédita no Brasil relacionada à apresentação visual do espetáculo. Com isso, ela reforçou a intenção de realçar ainda mais a beleza única da Serra da Capivara, patrimônio natural não apenas dos piauienses, mas também da humanidade.

Com expectativas elevadas, o Festival Ópera da Serra da Capivara promete ser um sucesso absoluto em 2023. Todos os detalhes estão sendo cuidadosamente planejados para proporcionar aos espectadores uma experiência memorável e encantadora que celebrará não só a arte da ópera, mas também destacará as riquezas culturais e naturais da região.

Notícia
A 5ª edição do Festival Ópera da Serra da Capivara foi lançada no dia 11 de julho.
O evento acontecerá entre os dias 17 e 29 de julho no Parque Nacional da Serra da Capivara.
O tema deste ano é “Carmen do Sertão”, em homenagem à obra de Georges Bizet.
O festival é patrocinado pelo Governo do Estado e conta com o apoio de parceiros como Sebrae e Instituto Chico Mendes da Biodiversidade.
O evento tem como objetivo promover o turismo local e regional, além de fomentar a economia da região.
O espetáculo contará com uma releitura de “Carmen” com elementos da cultura popular sertaneja e piauiense.
O festival também trará uma surpresa inédita no Brasil relacionada à apresentação visual do espetáculo.
O evento busca destacar as riquezas culturais e naturais da região da Serra da Capivara.

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticias/opera-da-serra-da-capivara-vai-movimentar-turismo-e-economia-em-sao-raimundo-nonato/

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog