/

PGR pede que o senador Sérgio Moro seja acusado por calúnia contra Gilmar Mendes

pgr moro calúnia

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu que o senador Sérgio Moro seja acusado por calúnia após não se retratar sobre declarações ofensivas e falsas contra o ministro Gilmar Mendes. Recentemente, Moro foi acusado de extorsão pelo advogado Tacla Duran.

A PGR informou ao Supremo Tribunal Federal que o ex-juiz não se retratou após imputar falsamente fatos criminosos ao magistrado.

Moro foi denunciado pela PGR ao STF pelo crime de calúnia e sua defesa pediu que o STF rejeite e arquive a acusação. A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, afirmou que a fala de Moro sobre comprar um habeas corpus do magistrado registrada em vídeo não passou de uma brincadeira em festa junina, mas a PGR considerou meras alegações sem provas.

Leia também:  Mais de 1,3 mi caíram na malha fina do IR 2023: veja os principais motivos

As acusações

Para Lindôra Araújo, o tom jocoso e anedótico das afirmações ofensivas à honra do magistrado da cúpula do Poder Judiciário brasileiro é uma interpretação particular do acusado, que não encontrou ressonância na vítima (Gilmar Mendes), que imediatamente representou ao Ministério Público Federal ciente da grave ofensa e do crime praticado em seu desfavor. A vice-procuradora-geral afirma ainda que a denúncia traz todos os elementos necessários para tornar Moro réu por calúnia e que a peça acusatória é capaz de permitir o exercício do contraditório e da ampla defesa pelo acusado.

O caso ainda está aberto e deve ser avaliado cuidadosamente pelas autoridades responsáveis. O que será decidido sobre as acusações de Moro ainda está indefinido, mas fica claro que a PGR acredita que há elementos suficientes para torná-lo réu por calúnia.

Leia também:  Sete suspeitos são presos por ataques racistas contra Vini Jr. na Espanha

Com informações de https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/05/30/pgr-diz-nao-ver-brincadeira-em-fala-de-moro-sobre-gilmar-e-defende-que-senador-vire-reu-por-calunia.ghtml

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog