/

PIB brasileiro cresce 1,9% no 1° trimestre com destaque para agropecuária

pib brasileiro da agropecuária

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (1) que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2023 em relação aos três meses anteriores, totalizando R$ 2,6 trilhões. O aumento de 4% em comparação ao mesmo trimestre de 2022 foi puxado pela agropecuária, que apresentou alta de 21,6%, a maior desde o quarto trimestre de 1996.

A agropecuária é responsável por cerca de 8% da economia do país e as projeções indicavam uma safra recorde de soja com um avanço superior a 24% na produção em 2023. Com a safra concentrada nos primeiros seis meses, houve um crescimento expressivo na agropecuária comparando-se o quarto trimestre de um ano ruim ao primeiro trimestre bom.

Leia também:  Esporte: aliado da saúde mental, segundo especialistas

Além da agropecuária, outros setores que apresentaram crescimento positivo foram: transportes (1,2%), atividades financeiras (1,2%), administração pública (0,5%), comércio e atividades imobiliárias (0,3%). Porém, houve baixa no grupo de outras atividades de serviços (-0,5%) e informação e comunicação (-1,4%).

Na ótica da oferta, além da forte alta da agropecuária, o setor de serviços cresceu 0,6%, enquanto a indústria teve uma leve baixa de 0,1%. Já na ótica da despesa, o consumo das famílias teve alta de 0,2%, enquanto as despesas do governo se mantiveram estáveis em 0,3%. A Formação Bruta de Capital Fixo (investimentos produtivos) caiu 3,4% em relação ao trimestre anterior.

A construção registrou uma baixa de 0,8% no primeiro trimestre deste ano. Por outro lado, as indústrias extrativas e eletricidade tiveram um crescimento positivo acima das expectativas dos especialistas. O Itaú Unibanco previa um crescimento menor, de apenas 1,4% entre janeiro e março e 3,4% na comparação anual. As projeções do BTG Pactual indicavam para um aumento de apenas 1,1% no trimestre anterior.

Leia também:  Arraía da Capitá traz show da banda Calcinha Preta e outras atrações na edição de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou por meio de suas redes sociais oficiais que os números divulgados pelo IBGE comprovam a melhora da economia brasileira.

PIB do Brasil1,9% de crescimento no 1º trimestre de 2023
Setor impulsionadorAgropecuária com alta de 21,6%
Outros setores em altaServiços de transporte e atividades financeiras com alta de 1,2%
Setores em baixaInvestimentos produtivos com queda de 3,4%
ProjeçõesCrescimento acima das expectativas dos especialistas

Com informações de https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/06/01/pib-do-brasil-cresce-19percent-no-1-trimestre-diz-ibge.ghtml

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog