/

PIX: Especialistas alertam para aumento de golpes e fraudes no país

Golpes e fraudes no pix

Especialistas alertam que o número de golpes e fraudes relacionados ao PIX tem aumentado no Brasil, embora o país seja o segundo com mais transações em tempo real do mundo. Os ataques podem ocorrer por meio de vírus instalados sem o conhecimento do usuário ou por meio da engenharia social, quando o criminoso manipula pessoas para obter senhas de acesso. A facilidade e instantaneidade do sistema PIX acaba sendo explorada pelos fraudadores para aplicar seus golpes.

Os tipos de ataques

Gustavo Monteiro, diretor geral da AllowMe, plataforma de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais, explica que os criminosos se aproveitam do fato de que cada pessoa possui um banco em seu celular com dinheiro na conta ou possibilidade de crédito. Os fraudadores utilizam táticas para bloquear a transação ou rapidamente dividir e transferir os recursos para outras contas, dificultando sua rastreabilidade.

Leia também:  G7 debate sanções à Rússia e ambições da China em Hiroshima

Durante a pandemia, houve um aumento no volume de fraudes originadas pela engenharia social que mais do que dobrou (+165%). Os principais tipos de ataques incluem contas falsas de pagamento com QR Code malicioso, hackeamento de dispositivos celulares para a criação de contas bancárias e trojans bancários. Segundo a AllowMe, pelo menos 20% das contas abertas no Brasil são suspeitas de fraude.

Os fraudadores também utilizam diversas técnicas para criação de contas laranjas em instituições financeiras e aplicam golpes relacionados ao uso dessas contas associadas à instalação de malwares nos celulares dos consumidores.

Como se proteger

Para se proteger desses golpes e fraudes, os especialistas recomendam a adoção de medidas de segurança como a verificação dos links em mensagens antes de clicar, evitar divulgar informações pessoais e senhas e utilizar antivírus no celular. Além disso, eles indicam a importância de sempre conferir as transações bancárias e entrar em contato com a instituição financeira imediatamente caso haja qualquer suspeita de fraude.

Leia também:  Em 2024, novo feriado nacional da Consciência Negra será adicionado ao calendário

Dessa forma, embora o sistema PIX tenha proporcionado muitas facilidades para o dia-a-dia financeiro do brasileiro, é importante estar ciente dos riscos de golpes e fraudes e adotar medidas de proteção para evitar maiores problemas financeiros.

Com informações de https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/05/15/golpes-e-fraudes-associados-ao-pix-crescem-no-pais-dizem-especialistas-saiba-como-se-proteger.ghtml

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog