O primeiro dia do Festival de Inverno foi repleto de emoções e foi especialmente dominado por mulheres, levando milhares de pessoas a cantar e dançar durante toda a noite.
Alice Caymmi, Anavitória e Vanessa da Mata abriram o 17º festival, encantando o público com suas atuações e embalando a multidão que veio de todas as partes do Piauí para presenciar de perto essas talentosas cantoras. Os grandes sucessos entoados por elas proporcionaram momentos inesquecíveis aos presentes.
A cerimônia de abertura ocorreu na Praça Domingos Mourão e contou com a presença do secretário de Cultura, Carlos Anchieta, da prefeita da cidade, Betinha Brandão, além de deputados e outras autoridades.
Themístocles Filho, governador em exercício do Piauí, enfatizou que o festival tem um impacto positivo no turismo de Pedro II, ao mesmo tempo que impulsiona a economia da região, a qual sofreu consequências após três anos sem a realização do evento devido à pandemia.
Ele ressaltou a importância da parceria com as demais entidades envolvidas na organização do festival. “Sem a colaboração de todos, seria improvável que o festival ocorresse, e ele atrai inúmeros turistas durante esses quatro dias”, comentou o governador. Além do Governo do Piauí, o Sebrae e a Prefeitura de Pedro II também são responsáveis pela realização do evento.
Após três anos, o Festival de Inverno está de volta!
Com o tema “Onde o Ritmo e a Emoção se Encontram”, o Festival de Inverno é uma colaboração entre o Governo do Estado, o Sebrae-PI e a Prefeitura de Pedro II. Criado em 2004 e com entrada totalmente gratuita, o festival é um evento destacado no calendário cultural do Piauí e é considerado o maior festival de inverno gratuito do Norte e Nordeste do Brasil.
Mikael Wanderson, morador da cidade de Piripiri, vizinha de Pedro II, relata como foi a experiência de voltar ao festival após anos de espera:
“Minha primeira experiência no Festival de Inverno de Pedro II foi incrível. O show da Vanessa da Mata, quando ela estreou no festival, anos atrás. Após anos morando fora do estado e três anos sem festival devido à pandemia, retornar ao evento com a Vanessa da Mata foi como vivenciar tudo novamente pela primeira vez. Fui tomado por emoções intensas e memórias afetivas me envolveram. Estou completamente extasiado e empolgado com tudo o que está por vir.”
O Festival de Inverno é um patrimônio, é pura arte e deleite. Amei o retorno do festival com chave de ouro e estarei presente todos os dias e, se possível, em todos os anos futuros, afirma Mikael.
O evento contará ainda com a participação de artistas nacionais e locais. O Palco Opala, o palco principal instalado na Praça da Bonelle, receberá apresentações de, Top Gun, Lagum, Duda Beat, Teófilo, Gilsons, Frejat, Banda Retrô, Flávio Venturini e Chico César.
Outras atrações estarão nos Palcos Jazz (Praça Deputado Milton Brandão – Recanto), O Gritador (Praça Domingos Mourão – Matriz), Mirante do Gritador (Serra dos Matões), além do Mercado do Artesão e do Palco Carlos Cordeiro (Praça Domingos Mourão – Matriz).
A prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, acredita que este será o maior festival já realizado no Piauí e destaca que a cidade está pronta para receber os visitantes com muito carinho e amor. Ela estima a participação de um público de 10 mil pessoas no evento deste ano, o que trará um impulso significativo para a economia local, especialmente nos setores de gastronomia, hotelaria, joalheria e turismo.
O evento ocorre até o dia 11/06 e ainda contará com a presença de inúmeros cantores locais e nacionais, confira a programação dos próximos dias.
Palco Opala
Sexta-feira – 09/06
- Top Gun – 20h
- Lagum – 22h
- Duda Beat – 23h30
Sábado – 10/06
- Teófilo – 21h
- Gilsons – 23h
- Frejat – 00h30
Domingo – 11/06
- Banda Retrô – 20h30
- Flávio Venturini – 22h
- Chico César – 00h
Palco O Gritador
Sexta-feira 09/06
- Sonayra – 18h
- Street Campany – 19:30
- Ramon Marques e Banda – 21h
- Fronteiras Blues – 22h30
Sábado 10/06
- Florais da Terra Quente – 18h
- Cruviana – 19h30
- Calango Band – 21h
- Elder Luis – 22:30