Descrição da imagem
/

Programa Linha de Cuidado ao Trauma revoluciona atendimento no Piauí

programa linha de cuidado ao trauma
FOTO: ASCOM/PI

Implantado em outubro de 2023 pela Rede de Urgências e Emergências (RUE) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o programa Linha de Cuidado ao Trauma alcançou resultados significativos, desafogando a demanda por atendimentos ortopédicos no estado e reduzindo drasticamente a espera dos pacientes por cirurgias.

O objetivo principal é diminuir os índices de morbimortalidade associados aos traumas decorrentes de acidentes, através da implementação de medidas preventivas e terapêuticas em diversas regiões do território piauiense.

Dentre as ações adotadas pelo programa, destacam-se o início de atendimentos e procedimentos cirúrgicos ortopédicos em diferentes municípios como Bom Jesus, Oeiras, São Raimundo Nonato, Barras, Campo Maior, Parnaíba, Picos e Piripiri. Não mais restritos às grandes cidades como Teresina, os pacientes passaram a ter acesso a cirurgias mais complexas próximo às suas residências.

Leia também:  Rebeca Andrade brilha e conquista prata na Copa do Mundo de Ginástica em Paris

O coordenador do programa, Samuel Martins, ressaltou que o tempo médio de espera na fila para transferência para a capital chegava a 30 dias. No entanto, com as mudanças implementadas pela Linha de Cuidado ao Trauma, esse período foi reduzido drasticamente, resultando em um aumento no número de cirurgias realizadas nos hospitais regionais.

Desde janeiro de 2024, mais de 1.155 pacientes foram operados dentro do programa, representando um acréscimo notável em comparação ao ano anterior. A descentralização dos procedimentos ortopédicos resultou não apenas em uma recuperação mais ágil dos pacientes mas também na diminuição dos custos para o estado.

Programa Linha de Cuidado ao TraumaImplantado em outubro de 2023 pela Rede de Urgências e Emergências (RUE) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)
ResultadosRedução drástica da espera por cirurgias ortopédicas e desafogamento da demanda por atendimentos no estado
Ações DestacadasInício de atendimentos e procedimentos cirúrgicos ortopédicos em diversos municípios do Piauí
Número de Pacientes OperadosMais de 1.155 pacientes operados desde janeiro de 2024 dentro do programa
ImpactoRecuperação mais ágil dos pacientes, diminuição dos custos para o estado e aumento no número de cirurgias realizadas nos hospitais regionais

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/programa-linha-de-cuidado-ao-trauma-reduz-fila-de-espera-em-60-no-piaui

Leia também:  Piauí Alcança 2ª Maior Renda Per Capita do Nordeste, Aponta IBGE

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog