Descrição da imagem
/

Reeducandos do sistema prisional têm novas perspectivas de vida através do trabalho

Reeducandos do sistema prisional

No Piauí, reeducandos da Colônia Agrícola Major César estão sendo oportunizados a ressocialização por meio do trabalho na empresa Agroceva, especializada em ração animal. Aproximadamente 10% da população carcerária no estado está envolvida em atividades laborais, conforme levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Justiça em 2023. Dentro deste contexto, destacam-se Francisco Erisson e Mikaell Andrade, reeducandos que encontraram no emprego uma chance de reconstruir suas vidas.

Remuneração e redução da pena

Além de receber remuneração pelo trabalho externo, os internos têm o benefício da redução da pena a cada três dias laborados. Esse modelo está respaldado pela Lei de Execuções Penais (LEP), que determina que o salário não seja inferior a ¾ do salário mínimo. O secretário de Justiça enfatiza que investir em trabalho e estudo é fundamental para a reintegração social dos detentos, seguindo as diretrizes do governador Rafael Fonteles.

Leia também:  SAF lança edital do Programa de Alimentação Saudável; inscrições até 29/02

Resultados positivos e exemplo para o país

Portanto, a iniciativa de inserir os reeducandos no mercado de trabalho demonstra resultados positivos na ressocialização dos mesmos. Os exemplos de sucesso como o de Francisco e Mikaell mostram que é possível transformar vidas através do emprego e da oportunidade de construir um futuro melhor pós-cumprimento da pena.

Esse modelo não apenas contribui para a reinserção dos detentos na sociedade, mas também serve como exemplo para outras unidades prisionais no país. A valorização do trabalho dignifica o indivíduo e amplia as possibilidades de mudança dentro do sistema prisional brasileiro.

LocalPiauí
EmpresaAgroceva
Reeducandos DestacadosFrancisco Erisson e Mikaell Andrade

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/reeducandos-do-sistema-prisional-tem-novas-perspectivas-de-vida-atraves-do-trabalho

Leia também:  OMS atualiza recomendação sobre dose de reforço da vacina contra covid-19

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog