Reencontro emocionante: após quase seis anos, família se une para abraçar paciente com cuidados especiais

Foto: arquivo pessoal da família da Laila

Foi sob o entardecer da última quinta-feira (14), que uma emocionante reunião familiar aconteceu, marcando o encontro de Laila Vitória, prestes a completar seis anos, com sua família, após 5 anos e 11 meses de separação. 

A praça Terra Santa, em Parnaíba/PI, local que narra a história de Jesus Cristo desde o anúncio até sua ressurreição, foi o cenário escolhido para esse momento especial. Para a família, a oportunidade de finalmente conhecer Laila pessoalmente foi um marco e representou uma imensa felicidade.

Laila nasceu prematura e com anóxia neonatal (falta de oxigênio), em 26 de janeiro de 2018. A pequena guerreira é dependente de ventilação mecânica para respirar, sonda para se alimentar e dos cuidados diários de uma equipe multidisciplinar. Portanto, desde o seu nascimento, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), é a sua casa.

Leia também:  Governo isenta IR para quem ganha até R$ 2.640

Uma Jornada de amor 

Toda família de Laila mora no município de Cocal/PI, distante cerca de 82 quilômetros de Parnaíba/PI, e Lidiane, sua mãe, durante todos esses anos, visita a filha às segundas, quartas e sextas-feiras, como uma verdadeira peregrinação.

Dessa vez, Lidiane veio acompanhada. O local escolhido para a reunião familiar foi a Praça Terra Santa, que também é um parque temático religioso e conta com 52 obras construídas por artistas locais, que exibem a história de vida e morte de Jesus Cristo.

Foi um momento de grande emoção para Laila, seus pais, irmãos, avó, tios e primos, que puderam se olhar, tocar, beijar e sorrir juntos pela primeira vez.

O Caminho para o encontro

A vitória de Laila foi possível graças a ação conjunta da equipe multidisciplinar e direção do HEDA, representada por Thiago Judah, gerente do hospital, e Prefeitura Municipal de Parnaíba/PI, representada por Pedro Pinto, diretor da Empresa Parnaibana de Serviços (EMPA), e sua equipe, que preparou o local do tão aguardado encontro.

“Que esta ação sirva de inspiração para futuras iniciativas, mostrando o impacto positivo que podemos gerar quando trabalhamos juntos por um propósito maior”, destaca Judah. “Muitas pessoas contribuíram para que essa experiência fosse um sucesso. Obrigado a cada um que pode fazer a diferença”, conclui.

A direção do HEDA também parabenizou a equipe por promover esse momento de alegria para Laila, destacando os desafios para que a paciente pudesse receber o carinho da família, demonstrando a importância da humanização na realização de seus serviços.

Leia também:  Pacto pelas Crianças busca transformar vidas e fortalecer o futuro

A emoção também tomou conta da família durante a despedida, mas agora com a certeza de um reencontro ainda mais aguardado e muito amor para compartilhar.

Sane Araujo

Jornalista e pesquisadora, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.