A Secretaria da Educação (Seduc) começou a coletar dados da primeira etapa do Censo Escolar 2023. A pesquisa, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pretende apurar informações sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula.
A declaração das informações deve ser realizada até o dia 31 de julho, por meio on-line no Sistema Educacenso ou através da migração dos dados. A Seduc entende a importância do preenchimento adequado das informações e, para isso, elaborou o Projeto Faz o Censo 2023.
Projeto Faz o Censo 2023
O projeto Faz o Censo 2023 busca criar uma cultura nas escolas capaz de assegurar a qualidade dos dados em todo o Sistema Estadual. Para atingir esse objetivo, foram elencadas algumas etapas, como o treinamento das equipes responsáveis pela coleta de dados, a adequação do processo de matrícula e aperfeiçoamento do sistema iSEDUC, a adequação do processo de situação do aluno e valorização e reconhecimento das escolas e regionais que cumprirem a meta da qualidade dos dados.
Por meio dessas informações estatísticas fidedignas, é possível construir um planejamento estratégico assertivo para avançar nos índices educacionais. O superintendente de Gestão da Seduc, Rodrigo Torres, afirma que “é a partir das informações do Censo Escolar que conseguimos melhorar as políticas de educação e estabelecer os parâmetros de repasses financeiros. Também é através destes dados consolidados que podemos mensurar o desempenho dos alunos ao longo dos anos”.
A Seduc já promoveu diversos eventos, como a sensibilização de equipes de gestores municipais e orientações para supervisores do Censo Escolar, além de realizar pactuações com os municípios sobre a qualidade da coleta de dados e cumprimento de prazos.
O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica e é coordenado pelo Inep em colaboração entre secretarias estaduais e municipais de Educação, envolvendo todas as escolas públicas e privadas do país nas diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica.
O que é? | Coleta de dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. |
Quando? | Iniciada em 31 de maio e deve ser realizada até 31 de julho. |
Por quem? | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração entre secretarias estaduais e municipais de Educação. |
Para que serve? | Construir um planejamento estratégico assertivo para avançar nos índices educacionais e melhorar as políticas de educação. Também é utilizado para estabelecer parâmetros de repasses financeiros e mensurar o desempenho dos alunos ao longo dos anos. |
Com informações de https://www.pi.gov.br/noticias/seduc-inicia-coleta-de-dados-da-primeira-etapa-do-censo-escolar-2023/