Descrição da imagem
/

SEMDEC e UESPI firmam intenções para a criação do observatório do turismo

Na manhã desta quarta-feira (21), o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Iran Felinto, e o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professor doutor Evandro Sousa, estiveram reunidos para discutir as formalidades para a criação de um Observatório do Turismo de Teresina. A instituição acadêmica e o órgão da Prefeitura de Teresina pretendem assinar um Termo de Cooperação Técnica, que viabilizará o início das atividades conjuntas.

O Observatório é uma rede de pesquisa que tem como principal finalidade monitorar o desenvolvimento do turismo, através do levantamento de pesquisas, dados, números e elaboração de indicadores. Até o final de 2021, existiam 58 observatórios espalhados por 23 cidades brasileiras. Nós pudemos acompanhar pessoalmente a experiência de São Paulo, São Luís e Fortaleza, que se mantêm com ajuda das secretarias municipais de Turismo, em parceria com as academias

Disse o secretário Iran Felinto.

Para o professor Evandro Alberto Sousa, a UESPI recebe a proposta da SEMDEC com otimismo.

“Consideramos importante essa parceria, porque envolverá a participação de nossos alunos, não apenas do Curso de Bacharelado em Turismo, mas também de outras áreas, como Matemática e Contabilidade, os quais poderão contribuir para o fornecimento de informações a investidores e pessoas interessados no perfil do Turismo na capital”

A UESPI e a SEMDEC estão estudando as formas de viabilidade do projeto. As primeiras conversas indicaram que a SEMDEC se responsabilizará pelo fornecimento de bolsas de estudo aos alunos da UESPI e os dois, conjuntamente, viabilizarão a definição de espaço físico, a aquisição de equipamentos, a escolha de programas especiais de informática e o mobiliário.

Leia também:  Garanta Sua Vaga: Inscrições Do Enem 2024 Abrem Este Mês!

O Observatório de Teresina está se filiando à Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, que propicia suporte metodológico a qualquer entidade filiada. As facilidades para Teresina são decorrentes do fato de a Coordenação Especial de Turismo da SEMDEC vir, há pelo menos dez anos, aplicando pesquisas de Turismo emissivo e receptivo e gerando indicadores sociais e econômicos, oriundos da atividade turística, inclusive com a utilização de alunos da UESPI, em estágios supervisionados.

“A SEMDEC já vem exercendo praticamente as atividades de um Observatório, inclusive lançou recentemente uma Revista de Indicadores Turísticos de Teresina, com séries estatísticas de pelo menos sete anos, um fato inédito no Turismo piauiense”

Disse o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros.

Leia também:  Piauí lidera geração de empregos formais no Nordeste pelo 5º mês consecutivo

O Termo de Cooperação Técnica deverá ser assinado em breve, tão logo as competências das partes sejam definidas.

Fonte: ascom

Sane Araujo

Jornalista e pesquisadora, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog