Descrição da imagem
/

Sesapi Reúne Municípios para Atualizar Orientações sobre Vacina do HPV

vacina hpv

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está reunindo os municípios para atualizar as orientações sobre a vacina do HPV. A reunião, que acontece nesta quinta-feira (4), tem como objetivo compartilhar as novas diretrizes do Ministério da Saúde em relação à vacina contra o HPV, que agora será aplicada em dose única para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, seguindo recomendação da OMS desde 2022.

Maior proteção contra o HPV

Segundo a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, a mudança visa proporcionar uma maior proteção contra o HPV, responsável por 99% dos casos de câncer de colo de útero no Brasil, sendo o terceiro mais comum entre as mulheres. Além disso, a vacina também protege contra outros tipos de câncer, como os de pênis, ânus, orofaringe, vagina e vulva, e ao imunizar o público masculino, interrompe a cadeia de transmissão do vírus.

Leia também:  Começa campanha de vacinação contra a febre aftosa no Piauí

A nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde ampliou os grupos prioritários no Programa Nacional de Imunizações, incluindo agora as portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR), independentemente da faixa etária. A medida visa aumentar a cobertura vacinal e proteger um número ainda maior de indivíduos.

Com essa nova abordagem, espera-se um impacto positivo na saúde pública, reduzindo significativamente os casos relacionados ao HPV e seus desdobramentos. A atualização das orientações reflete a constante evolução das estratégias preventivas no combate às doenças relacionadas ao papilomavírus humano.

Novas diretrizes do Ministério da SaúdeVacinação contra o HPV em dose única para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos.
Grupos prioritários ampliadosPortadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR) agora incluídas no PNI.
ObjetivoReduzir casos de câncer relacionados ao HPV e interromper cadeia de transmissão.

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/sesapi-reune-municipios-para-atualizar-orientacoes-sobre-vacina-do-hpv

Leia também:  Confira agora o resultado da primeira chamada do Prouni 2023 e garanta sua vaga na universidade!

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog