/

Conheça mais sobre o Palácio da Música: o paraíso do som!

Conheça mais sobre o Palácio da Música: o paraíso do som!

O Palácio da Música é um ponto cultural democrático, construído para ser o lar de musicistas renomados, assim como de artistas iniciantes que querem mostrar seu trabalho para o público. 

Quer saber tudo sobre o Palácio da Música em Teresina?  A Revista Meu Piauí te conta tudo!

O que é o Palácio da Música?

O Palácio da Música é ponto de encontro, ensaio e apresentações para diversos grupos musicais de Teresina. Entre os grupos que se apresentam no local estão a Banda de Música 16 de Agosto, a Orquestra Sinfônica de Teresina, a Orquestra de Violões de Teresina e a Orquestra Sanfônica de Teresina, mantidos pela prefeitura do município.

O prédio, que estava desativado, passou por uma reforma para atender às necessidades das atrações musicais e do público. O local conta com salas para concertos, estudos e ensaios. A sala de concerto, por exemplo, comporta até 140 pessoas. Os ambientes possuem isolamento acústico para garantir o conforto e a tranquilidade dos musicistas.

O ambiente é perfeito para os amantes da música que apreciam as mais diversas apresentações e que buscam expandir conhecimento e experiências culturais. Para quem está de passagem pela capital, vale a pena reservar um tempinho e conferir esse ponto de referência da música popular brasileira de qualidade no coração do Centro-Sul da cidade.

Conheça mais sobre o Palácio da Música: o paraíso do som!
Foto: Meu Piauí

Curiosidades sobre o Palácio da Música

No local funcionava o Mercado do Cajueiro. Em 2009, o mercado foi desativado, passou por uma reforma e ambientação, dando lugar ao Palácio da Música. 

Como funciona o Palácio da Música?

Nas manhãs de domingo, acontecem os Concertos Matinais, conduzidos pela Orquestra Sinfônica de Teresina. A entrada é gratuita, já que o objetivo dos músicos é proporcionar o acesso das pessoas de todas as classes sociais e que elas experienciem música de qualidade com a família.

Sabia que é possível participar de algumas oficinas de música neste local? Além de ser casa para espetáculos artístico-musicais, o Palácio da Música também atua na formação de novos profissionais na área e na descoberta de grandes talentos. As aulas são apresentadas por músicos da Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) e o aluno pode escolher aprender ou se aprimorar em vários instrumentos, como violinos, contrabaixos, violas e violoncelos.

Leia também:  Cozinhas comunitárias ampliam atendimento a famílias em vulnerabilidade alimentar

Nesses casos, é cobrada uma pequena taxa semestral no processo de matrícula de adolescentes e jovens. Esse valor é simbólico, já que a ideia é desenvolver habilidades para o público sem renda ativa e, assim, profissionalizar os alunos ao prepará-los para o mercado.

Já imaginou seu filho integrante da Orquestra Sinfônica de Teresina, uma das melhores do país?

Quais atrações se encontram no Palácio da Música?

Nas manhãs de domingo, a partir das 11h, é possível dar uma passada no Palácio da Música e acompanhar o concerto matinal da Orquestra Sinfônica de Teresina. Tudo isso com entrada grátis.

Já às sextas, no início do mês, a Orquestra Sinfônica de Teresina promove concertos que duram 3 horas. O grupo musical é comandado pelo maestro Aurélio Melo, um dos maiores nomes da música regional.

É comum ainda que alguns colégios organizem visitas ao local para que os alunos tenham acesso à arte da música, saibam como se dá o funcionamento dos instrumentos e, consequentemente, da orquestra.

O Palácio da Música também oferece cursos extracurriculares. Se você tem interesse em  matricular seu filho ou quer saber mais, entre em contato agora mesmo! As informações estão ao final desta matéria.

A música está ligada diretamente à cultura e ao lazer, e o Palácio da Música sabe priorizá-los. Então, aproveite a oportunidade de conhecer esse lugar que abriga inúmeros talentos e oferece programação variada, muitas delas gratuitas, tudo isso na região central de Teresina.

O que se pode fazer no Palácio da Música?

Você pode participar de oficinas, concertos e apresentações abertas e da Orquestra Escola. Há os concertos matinais, que já falamos acima, e que podem ser visitados todos os domingos antes do meio-dia.

Leia também:  Teatro João Paulo II será palco de uma noite cheia de humor e solidariedade

Há alguns anos, o Concerto Matinal era conhecido como “Música depois da Missa”. Sabe o porquê deste nome curioso? Foi uma forma de atrair e estimular o público que saía da igreja para assistir às apresentações musicais.

Atualmente, essa programação continua, mas mudou de nome para “Concerto Matinal”. Se você estiver sozinho, com sua família ou amigos, pertinho do Palácio da Música, aproveitem para conferir música boa e se divertir.

Raramente é possível encontrar locais que ofereçam tantos privilégios, e gratuitamente, como no Palácio da Música. Se você é apaixonado por melodias de qualidade e bem construídas, amará ouvir a Orquestra Sinfônica de Teresina.

Quando pode visitar?

Aos domingos, o Palácio da Música está aberto ao público, assim como em algumas sextas destinadas às escolas municipais que farão uma visita. Quando há outros eventos abertos ao público, esses costumam ser divulgados pela Prefeitura de Teresina, mas você pode tirar suas dúvidas sempre pelo site oficial do órgão do município.

Agora que você sabe que pode aproveitar o domingo para conhecer o Palácio da Música, convide seus amigos e familiares para prestigiar a orquestra. É um programa inesquecível!

Onde fica

O Palácio da Música está localizado na Rua Santa Luzia, 1241, no Centro-Sul de Teresina. Está pertinho da Clínica Saúde, Colégio Pro Campus e Casa dos Salgados. 

O Palácio da Música funciona durante a semana, das 8h às 18h, aos sábados das 8h às 11h, e aos domingos das 9h às 13h.

Contato

O Palácio da Música fornece o telefone de contato (86) 3215-7848. Caso precise entrar em contato eletrônico, envie um e-mail para o endereço [email protected]

Agora que você já sabe onde fica, o horário de funcionamento e a programação, organize uma visita e aproveite o Palácio da Música!

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog