/

Teatro do Boi: tudo o Que Você Precisa Saber!

teatro do boi

O Teatro do Boi, localizado na cidade de Teresina-PI, é um dos centros culturais mais relevantes do município, com grande significado para a população.

Quer saber mais sobre o Teatro do Boi? A Revista Meu Piauí te conta tudinho!

Teatro do Boi

  • Contato: (86) 3215-7829.
  • Endereço: Rua Rui Barbosa, 339, bairro Matadouro.
  • Horário de Funcionamento: Segunda a sábado, das 08h às 13h30, podendo funcionar em outros horários a partir da programação dos espetáculos. 
  • Estacionamento: Sim.

A valorização da arte local é um dos grandes trabalhos realizados no Teatro do Boi, um centro cultural completo que hoje também é um destino comum para turistas, portanto, não há como falar da importância cultural de Teresina sem mencionar o teatro.

E se você quer conhecer esse teatro incrível e já colocá-lo entre um dos destinos indispensáveis no Piauí, nos acompanhe no artigo abaixo e conheça mais sobre o Teatro do Boi!

O que é o Teatro do Boi?

O Teatro do Boi é um dos maiores centros culturais de todo o Estado. Embora seja um local voltado para apresentações, lá são disponibilizados cursos para a população que vive na comunidade e outras apresentações culturais, cujo intuito é formar a população e dar continuidade ao cenário cultural da cidade.

A importância do Teatro do Boi

Criado no ano de 1987, o Teatro do Boi está localizado no bairro do Matadouro e é um dos grandes espaços de entretenimento de toda a cidade.

Construído na zona Norte, o Teatro do Boi oferece uma diversidade de linguagens e de projetos para a população local. Um dos focos do teatro é oferecer manifestações artísticas piauienses e nordestinas, algo que os profissionais e responsáveis pelos eventos culturais julgam como necessário para o povo de Teresina.

Leia também:  CMAM realizou mais de 5 mil sessões terapêuticas em seis meses

O papel da cultura enquanto elemento transformador é um dos nortes do Teatro do Boi. As atividades, peças e sobretudo oficinas oferecidas no Teatro do Boi são expressões vivas, “quentes”, praticamente sanguíneas do próprio espírito piauiense, ou seja, os criadores de arte locais levam algo legítimo, algo que está no coração do povo de Teresina para os palcos. Logo, a conexão é muito mais natural e automática, e a potência formativa das artes consegue abranger todo o seu público.

E não é só o Grupo de Percussão que tem essa expressão própria do — e para o — piauiense. O Teatro do Boi ainda oferece festivais de danças folclóricas da região, capoeira, cinema, oficinas de artes plásticas, oficinas de cortes e costura, reciclagem, pintura e desenho.

No ano de 2023, o Teatro do Boi ainda empenha o papel de facilitar o acesso à arte e à cultura, oferecendo cursos gratuitos de capoeira, confecção de figurinos, teatro e danças. Para mais informações sobre cursos e inscrições, basta acessar o site da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

Por que o Teatro recebeu esse nome?

Falamos até agora do famoso Teatro do Boi, mas você sabe qual o verdadeiro nome dele? Nem mesmo toda a comunidade conhece seu verdadeiro nome, que é CIARTE, Centro Integrado de Arte do Matadouro.

O nome Teatro do Boi veio do fato de que no local, antigamente funcionava um matadouro de bois.

Leia também:  Equidade de gênero: entenda como funcionará a nova lei de igualdade salarial

Qual o endereço do Teatro do Boi?

Rua Rui Barbosa, n.º 339, no bairro Matadouro, Zona Norte de Teresina. Não deixe de aproveitar essa experiência cultural sem igual! Visite o Teatro do Boi e conheça o que há de mais genuíno e popular na cultura piauiense.

Quais as formas de contato com o Teatro do boi?

Para entrar em contato com o Teatro do Boi para tirar dúvidas, fazer solicitações ou ficar por dentro das atrações, utilize os seguintes meios:

● Telefone: 86 3215-7829;

 ● E-mail: [email protected]

● Instagram: @teatrodoboi

E para saber sobre alguns cursos, bem como ficar atento às novidades, pode entrar em contato por meio do perfil do Teatro no Instagram, ou com a página da Fundação Monsenhor Chaves.

Quais as principais atividades?

Entre os espetáculos tradicionais, como peças teatrais, que são presentes no Teatro, há outras atividades, como:

  • Cursos e oficinas culturais gratuitas;
  • Atrações musicais com muita música folclórica e regional;
  • Espetáculos de danças, com bastante opções de dança regional;
  • Capoeira;
  • Ensaio de diversos grupos nas dependências do teatro;
  • Cinema;
  • Manifestações culturais e folclóricas.

O que não faltam são opções no Teatro do Boi! E vale lembrar que todas as programações são fantásticas, feitas para que o povo de Teresina desfrute da sua própria cultura.

Gostou do nosso conteúdo, tem dúvidas ou já visitou o local? Deixe seu feedback logo abaixo, nos comentários.

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog