/

Teresina, a Capital do Piauí: 171 Anos de Economia, Lazer e Cultura

Teresina capital do Piauí

A cidade de Teresina foi fundada em 16 de agosto de 1852 pelo então presidente da província, José Antônio Saraiva. Localizada próxima à Vila do Poti, a cidade cresceu ao redor dos rios Poti e Parnaíba, que exercem grande influência na cultura, economia, esporte e lazer da região.

Inicialmente habitada por pescadores e comerciantes, Teresina enfrenta o desafio de ser a única capital do Nordeste sem acesso direto às praias. Isso se deve à distância geográfica, já que está localizada cerca de 350 km distante do litoral. No entanto, possui uma particularidade: é a única capital brasileira que faz fronteira com outro estado – Timon, no Maranhão -, separada apenas pelo rio Parnaíba.

Uma das razões para essa particularidade está relacionada ao processo de ocupação e desenvolvimento do estado do Piauí. Diferentemente das outras capitais nordestinas, que surgiram no litoral e se expandiram para o interior, o estado foi ocupado primeiramente pelo interior para depois chegar à costa. Por conta disso, era necessário que a capital fosse centralizada em meio a essa ocupação agropecuária intensa no Sul do estado.

Leia também:  Regularize sua moto com 90% de desconto!

Há diferentes versões sobre a escolha de Teresina como capital. Uma delas diz respeito à existência de uma estrada que ligava Oeiras a Parnaíba – um centro próspero na época – e que passava pela cidade atual. Outra teoria sugere que essa escolha tenha sido uma estratégia política para evitar que a cidade de Caxias, no estado vizinho do Maranhão, ameaçasse a hegemonia da região norte do Piauí.

Porém, uma das versões mais populares é que Teresina tenha sido escolhida pela sua localização mesopotâmica, entre os rios Poti e Parnaíba. Na época da fundação, a navegabilidade dos rios era essencial para a economia da região, sendo essas águas responsáveis pelo transporte e comércio.

Leia também:  Governo sanciona lei que oferece até 95% de desconto em dívidas fiscais estaduais

Hoje em dia, as heranças dos rios Poti e Parnaíba podem ser vistas nas belezas naturais que cercam Teresina. A cidade se orgulha de atividades como rapel na Ponte Estaiada, pesca esportiva, polo cerâmico às margens do rio Poti e bares “pé na areia” nas coroas do Parnaíba. Esses cenários proporcionam renda para ribeirinhos e artesãos locais.

Pelas características únicas da cidade e sua relação com os rios que a circundam, Teresina tem uma cultura voltada para as águas que deixaram marcas significativas na vida dos moradores ao longo dos 171 anos de existência da capital piauiense.

Data de Fundação16 de agosto de 1852
LocalizaçãoTeresina, Piauí
Características– Capital do Piauí
– Fundada por José Antônio Saraiva
– Localizada entre os rios Poti e Parnaíba
– Única capital nordestina sem acesso direto às praias
– Faz fronteira com o Maranhão
Cultura– Influência dos rios na cultura local
– Atividades como rapel, pesca esportiva e polo cerâmico
– Renda para ribeirinhos e artesãos locais

Com informações de https://g1.globo.com/pi/piaui/aniversario-de-teresina/noticia/2023/08/15/sem-praia-mas-mesopotamica-teresina-completa-171-anos-com-economia-lazer-e-cultura-entre-rios.ghtml

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog