/

Presidente da União Europeia anuncia apoio para construção de usina de hidrogênio verde no Piauí

usina de hidrogênio

A presidente da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, anunciou nesta segunda-feira (20) o apoio para a construção de uma usina de hidrogênio verde em Parnaíba, no litoral do Piauí. O anúncio foi feito durante a Semana Europeia do Hidrogênio, realizada em Bruxelas, considerada o evento mais importante do mundo relacionado à energia verde.

O governador Rafael Fonteles também participou do evento como um dos palestrantes e divulgou o vídeo do anúncio nas redes sociais. Em sua fala, destacou que esse apoio da Europa confirma a confiança no projeto do Piauí e enfatizou os benefícios que essa usina trará para a região, como prosperidade, desenvolvimento e geração de emprego e renda.

Ursula von der Leyen ressaltou que o projeto piauiense é um dos maiores do mundo em termos de produção de hidrogênio verde. Ela destacou a capacidade de geração de energia da futura usina, que fará parte de um investimento global de 2 bilhões de euros na cadeia do hidrogênio no Brasil. A expectativa é que a usina tenha uma instalação capaz de produzir 10 gigawatts de hidrogênio limpo e amônia.

Leia também:  WhatsApp lança função de privacidade contra chamadas desconhecidas

A presidente da UE salientou que o projeto também criará empregos locais no Brasil e contribuirá para as cadeias industriais no sudeste da Europa. Os produtos gerados no Piauí serão enviados para a ilha de Krk, na Croácia, e servirão compradores industriais nessa região.

A implantação da usina ficará a cargo da empresa europeia Green Energy Park (GEP), na Zona de Exportação de Parnaíba. As obras têm previsão para começar no final de 2024, com operações iniciando dois anos depois. O hidrogênio produzido será exportado através do Porto de Luís Correia para abastecer indústrias europeias pelo Porto de Krk, na Croácia.

Rafael Fonteles destacou o potencial do Piauí como um dos lugares mais viáveis do Brasil para a produção de hidrogênio verde. Ele também comemorou o interesse demonstrado durante sua participação no evento. Além disso, representantes brasileiros estiveram presentes na palestra e visitaram o estande do Piauí.

Leia também:  Sesapi orienta: vacinação e higiene para evitar casos de Covid

Essa visita ao exterior faz parte de uma missão que busca atrair investimentos em energia renovável e hidrogênio verde para o Piauí. Após passar pela Croácia e participar do evento na Bélgica, Rafael Fonteles seguirá para Portugal, onde encerrará sua viagem na próxima quarta-feira (23). Os acordos de parcerias estratégicas assinados durante essa missão serão importantes para impulsionar o desenvolvimento sustentável do estado.

Notícia
A presidente da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, anunciou o apoio para a construção de uma usina de hidrogênio verde em Parnaíba, no litoral do Piauí.
O projeto piauiense é um dos maiores do mundo em termos de produção de hidrogênio verde, com capacidade de geração de 10 gigawatts de hidrogênio limpo e amônia.
A implantação da usina ficará a cargo da empresa europeia Green Energy Park (GEP) e as obras têm previsão para começar no final de 2024.

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/uniao-europeia-confirma-apoio-a-construcao-de-usina-de-hidrogenio-verde-no-piaui

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog