/

HEDA promove conscientização sobre o câncer de mama

Várias ações alusivas ao Outubro Rosa foram realizadas no HEDA e anexos, incentivando o autocuidado e a realização de exames para um diagnóstico e tratamento precoces

Visitar o médico uma vez ao ano é um compromisso com a nossa saúde, pois a prevenção é a aliada mais poderosa na luta contra o câncer de mama, enfatiza Wal França, diretora-geral do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).

Durante o mês de outubro, várias ações foram realizadas no hospital e anexos com a finalidade de conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, estimulando o autocuidado, a realização de exames de mamografia para um diagnóstico precoce, a adoção de hábitos saudáveis e a busca por apoio emocional.

Se é para falar sobre prevenção do câncer de mama, Outubro Rosa é o momento crucial, destaca a psicóloga Juliane Cunha, coordenadora de Recursos Humanos. No HEDA, as ações realizadas buscaram tanto desmistificar a doença quanto lembrar nossas colaboradoras que trabalhamos na área da saúde, portanto é importante cuidarmos também de nós mesmas, acrescentou.

Durante o mês, promovemos uma série de atividades voltadas ao bem-estar físico e emocional das colaboradoras. As terapeutas Ana Catatina Pessoa e Juliene Miguez, do Espaço Terapias Integradas, conduziram rodas de conversa e sessões relaxantes de Reiki, proporcionando momentos de autoconhecimento e tranquilidade.

Leia também:  Ouvidoria do SUS do HEDA intensifica ações e inicia pesquisa de satisfação com usuários

Também tivemos aulas de yoga ministradas pela professora Rachel Mendonça, reforçando a importância do equilíbrio e da saúde física. Para complementar, a consultora de imagem Gleucia Oliveira ofereceu orientações personalizadas, incentivando cada colaboradora a descobrir e valorizar seu estilo individual. Essas ações reforçam nosso compromisso com o bem-estar integral da equipe.

Os psicólogos Davi de Sousa, Larissa Melo, Rosicleide Oliveira e Tatiana Andrade foram fundamentais para a criação de um ambiente acolhedor e informativo.

Além dessas atividades, o Outubro Rosa no HEDA contou com uma palestra online sobre a importância do autocuidado e a prevenção do câncer de mama e do colo de útero, complementada por uma roda de conversa sobre as contribuições da psicologia e o balanceamento nutricional como estratégias de prevenção.

Leia também:  Sesapi realiza 1ª captação de múltiplos órgãos no HEDA com suporte do Grupo Aéreo da PM

Outubro Rosa

Criado na década de 1990 pela organização estadunidense Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a prevenção, controle e cura do câncer de mama.

No Brasil, surgiu em 2002, em São Paulo, e ganhou força anos depois, em 2008. Somente em 2018, com a Lei nº 13.733, a campanha Outubro Rosa foi instituída em todo o país.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2024, a estimativa de novos casos de câncer de mama é de mais de 73,6 mil. É o tipo que mais acomete as mulheres no Brasil, com risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Cerca de 1% dos casos ocorre em homens.

Sane Araujo

Jornalista e pesquisadora, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog