/

Aumento de 44,3%: Hospital Getúlio Vargas bate recorde em cirurgias

Aumento de 44,3%: Hospital Getúlio Vargas bate recorde em cirurgias

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) teve um aumento significativo no número de cirurgias realizadas no mês de julho de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Relatório do Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (NIAVS) do HGV, foram realizados 1.565 procedimentos no último mês, representando um crescimento de 44,3% em relação às 1.085 cirurgias realizadas no mesmo período de 2022.

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, atribui esse resultado aos investimentos feitos no centro cirúrgico pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Tais investimentos incluíram a aquisição de insumos e equipamentos, assim como o aumento do número de profissionais nas equipes cirúrgicas, o que possibilitou uma maior capacidade de atendimento seguindo os Protocolos de Cirurgia Segura.

Investimentos e Programa Saúde em Dia contribuem para o aumento das cirurgias

Outro fator que contribuiu para esses números positivos foi a realização de procedimentos aos finais de semana como parte do Programa Saúde em Dia, iniciativa do governo estadual que tem como objetivo acelerar as cirurgias eletivas no Piauí e reduzir o tempo de espera. O coordenador do Centro Cirúrgico do HGV, Ronaldo José, destaca a programação de várias cirurgias em diversas especialidades médicas para os próximos sábado e domingo, transformando assim a fila de espera em resultados concretos.

Leia também:  Festas Juninas são oficialmente reconhecidas como cultura nacional

Além do HGV, diversos hospitais no estado estão aumentando o ritmo dos procedimentos cirúrgicos. O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, ressalta que estão trabalhando para diminuir cada vez mais o tempo de espera por uma cirurgia no Piauí, sendo esse um dos objetivos do Programa Saúde em Dia.

Investimento e estratégias visam melhoria do sistema de saúde

Os resultados positivos são reflexo do investimento e da implementação de estratégias para melhorar a capacidade de atendimento do sistema de saúde. Com um número maior de profissionais e recursos disponíveis, as cirurgias puderam ser realizadas com mais eficiência, proporcionando assim um aumento significativo no número total de procedimentos.

Leia também:  Conheça os principais destinos religiosos do Piauí na Semana Santa

Esse crescimento expressivo nas cirurgias realizadas traz benefícios diretos para os pacientes, reduzindo o tempo de espera e garantindo um acesso mais rápido aos serviços médicos. Além disso, evidencia o compromisso das autoridades em melhorar a qualidade e eficiência do sistema de saúde.

Desafios e necessidade contínua de investimento

No entanto, é importante ressaltar que mesmo com esse aumento nos números, ainda há desafios a serem enfrentados. É necessário continuar investindo em infraestrutura e recursos humanos para suprir a demanda crescente por serviços médicos e garantir um atendimento satisfatório à população. Assim como o Programa Saúde em Dia tem sido fundamental nesse processo, é necessário manter o foco nessas iniciativas para alcançar resultados ainda mais positivos no futuro.

Notícia
Hospital Getúlio Vargas (HGV) teve aumento de 44,3% no número de cirurgias realizadas em julho de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Investimentos do governo estadual possibilitaram aquisição de insumos e equipamentos, além do aumento do número de profissionais nas equipes cirúrgicas.
Programa Saúde em Dia contribuiu para realização de procedimentos aos finais de semana, reduzindo o tempo de espera por cirurgias.
Hospitais no estado estão aumentando o ritmo dos procedimentos cirúrgicos como parte do objetivo do Programa Saúde em Dia.
Aumento nas cirurgias realizadas beneficia os pacientes, reduzindo o tempo de espera e melhorando o acesso aos serviços médicos.
Desafios ainda existem e é necessário continuar investindo em infraestrutura e recursos humanos para atender à demanda crescente.

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticias/hgv-aumenta-volume-cirurgico-em-443-em-relacao-ao-ano-passado/

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog