Descrição da imagem
/

Carnaval Massa: Conscientização e Empoderamento das Mulheres

No período de Carnaval deste ano, o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria das Mulheres (Sempi), comemorou o sucesso das iniciativas voltadas para a conscientização e prevenção da violência contra a mulher. Durante as festividades, foram distribuídos materiais socioeducativos em diversos municípios piauienses, transformando o ambiente festivo em um espaço de diálogo e conscientização.

As equipes da Sempi percorreram blocos carnavalescos tanto na capital Teresina quanto em municípios como Floriano, Dom Inocêncio, Ipiranga, Monsenhor Gil, São João do Piauí, São João do Arraial, Água Branca e no litoral estadual. Em cada localidade visitada, foram realizadas atividades específicas que contribuíram para fortalecer a conscientização sobre os direitos das mulheres.

Uma das ações que merece destaque ocorreu no município de Monsenhor Gil. Além de levar a conscientização para os eventos ligados ao Carnaval, como um campeonato de futebol, também foram proporcionadas atividades lúdicas para as crianças da região. Essas atividades envolveram até mesmo a aplicação de maquiagem nas crianças.

Elissandra Assunção, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do município de Monsenhor Gil, ressaltou a importância dessas ações para o esporte feminino local. Segundo ela, o encerramento do Carnaval foi marcado por alegria, respeito e diversão, e as jogadoras de futebol entraram na Arena Balneário com empoderamento, reafirmando o lema “Não é não, só eu quiser”.

Leia também:  Brasil Surpreende: Criação de 180 Mil Empregos em Janeiro Acima do Esperado

Em Floriano, para combater a importunação sexual, a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) foi além da distribuição de materiais informativos. Além dos leques e pulseiras com QR Code, foram realizadas abordagens educativas sobre saúde e trânsito durante os eventos carnavalescos. Também houve conscientização quanto às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos e realização de exames.

O Carnaval em São João do Arraial adotou uma abordagem interativa nas ruas, onde as mulheres receberam orientações sobre prevenção da violência. Já em Ipiranga do Piauí, a Organização Popular de Mulheres (OPM) promoveu blitz educativas e distribuiu materiais no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Outras iniciativas incluíram uma blitz educativa em Angical realizada pela Secretaria de Assistência Social por meio da equipe Creas, que orientou e conscientizou nas repartições públicas e nos estabelecimentos comerciais locais sobre o protocolo “Ei mermã, não se cale”. Foram distribuídos materiais com informações úteis e números de telefone para atendimento às vítimas de importunação sexual.

Leia também:  Ministério da Cultura aprova plano de ação da Lei Paulo Gustavo em Teresina

O Bloco Não é Não em São João do Piauí desfilou pelas ruas conscientizando a sociedade sobre a importunação e o assédio sexual, enquanto em Dom Inocêncio os alunos da Escolinha Ailton Gomes de Silva receberam orientações e materiais informativos sobre violência contra as mulheres e a rede de apoio.

A Sempi possui uma rede de atendimento ativa 24 horas por dia, divulgada especialmente durante o Carnaval por meio do protocolo “Ei, mermã, não se cale”. O número de telefone (0800 000 1673) está disponível durante todo o ano para o atendimento das vítimas. A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou que o Carnaval se tornou mais do que apenas uma festa, sendo também um espaço para fortalecer a conscientização e o empoderamento feminino.

Em resumo, o Governo do Estado do Piauí realizou diversas ações durante o Carnaval com o objetivo de promover a conscientização e a prevenção da violência contra a mulher. Essas iniciativas ocorreram em diferentes municípios piauienses.

Ações RealizadasLocalidades
Distribuição de materiais socioeducativosTeresina, Floriano, Dom Inocêncio, Ipiranga, Monsenhor Gil, São João do Piauí, São João do Arraial, Água Branca e litoral estadual
Atividades lúdicas para criançasMonsenhor Gil
Abordagens educativas sobre saúde e trânsitoFloriano
Orientações sobre prevenção da violênciaSão João do Arraial
Blitz educativas e distribuição de materiaisIpiranga do Piauí
Blitz educativa em AngicalAngical
Desfile do Bloco Não é NãoSão João do Piauí
Orientações e materiais informativosDom Inocêncio

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/no-carnaval-massa-a-secretaria-das-mulheres-realizou-acao-de-prevencao-a-importunacao-sexual

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog