Carretinha da Saúde leva atendimento médico às crianças do Piauí

Carretinha da saúde

As crianças de zero a seis anos do estado do Piauí serão beneficiadas com os serviços da Carretinha da Saúde, a partir de julho deste ano. A iniciativa faz parte do Pacto Pelas Crianças, que busca implementar políticas públicas de cuidado com a Primeira Infância. Os primeiros atendimentos serão realizados nas cidades de Bom Jesus, localizada na região sul, e Luís Correia, no litoral.

O investimento previsto para este ano é de aproximadamente R$ 1 milhão, um valor que deverá dobrar em 2024. Até 2026, espera-se investir R$ 6,6 milhões no programa. Todos os recursos provêm do Tesouro Estadual. Para o ano de 2023, são esperados cerca de 19.500 atendimentos. Já em 2024, esse número deve aumentar para 39.000 e até 2026, espera-se assistir aproximadamente 136 mil crianças por meio desse serviço.

Em Bom Jesus, os atendimentos terão início na segunda-feira (3) e serão direcionados a 267 pacientes desta cidade até o dia 7 de julho. No período de 11 e 12 do mesmo mês, será a vez das crianças de zero a seis anos da cidade de Currais serem contempladas com os serviços, totalizando 62 beneficiados. Já nos dias 12 e 13 de julho, os atendimentos serão estendidos para mais 73 crianças do município de Santa Cruz.

Leia também:  Gov.pi Cidadão: Governo lança plataforma digital de serviços públicos

Na região norte do estado, as atividades terão início em Luís Correia no dia 4 e serão realizadas até o dia 13 de julho. Serão beneficiadas aproximadamente 417 crianças de zero a seis anos. Em seguida, a Carretinha da Saúde seguirá para Cajueiro da Praia, atendendo 136 crianças entre os dias 14 e 17 de julho.

Os atendimentos serão realizados das 8h às 12h e das 14h às 18h. A escolha de Luís Correia e Bom Jesus como locais iniciais deve-se ao fato de estarem localizadas em extremos do estado, permitindo que outras cidades também possam encaminhar seus pacientes a esses polos de atendimento. A Carretinha permanecerá nessas duas cidades para atender as crianças dos demais municípios contemplados no cronograma.

Leia também:  Mercado prevê inflação menor em 2023 e crescimento do PIB

Dentre os serviços oferecidos pela Carretinha da Saúde estão os atendimentos odontológicos e oftalmológicos. No caso da oftalmologia, serão fornecidos óculos quando necessário. Além disso, a carreta conta com consultas e exames audiométricos.

É importante destacar que os municípios são responsáveis por mobilizar e transportar as crianças até os locais de atendimento. Após o diagnóstico, dependendo do caso, a criança será encaminhada para exames mais específicos ou para receber óculos de grau.

Essa iniciativa visa garantir um cuidado integral à saúde das crianças piauienses, contribuindo para o seu desenvolvimento pleno desde os primeiros anos de vida. O investimento financeiro e logístico demonstra o comprometimento do Estado em priorizar o bem-estar infantil.

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticias/carretinha-da-saude-inicia-atividades-por-bom-jesus-e-luis-correia/

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog