/

Começa campanha de vacinação contra a febre aftosa no Piauí

campanha de vacinação contra a febre aftosa no Piauí

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapi) deu início à Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na última segunda-feira (1º), no Piauí. A primeira etapa da vacinação tem como objetivo imunizar cerca de 1,8 milhão de bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, e seguirá até o dia 31 deste mês.

A vacinação é obrigatória para todos os produtores rurais do estado. É importante ressaltar que o produtor que não vacinar o rebanho pode sofrer prejuízos financeiros ao evitar multas e perda na comercialização dos animais. Por isso, é necessário que os produtores aproveitem o prazo estabelecido entre o dia 1º a 15 de junho para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho, por meio do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi).

Leia também:  Planos de Saúde Individuais Terão Aumento de 12% em 2023

O secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, alerta sobre a importância da vacinação contra febre aftosa. O produtor que não vacinar seu gado fica impedido de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) para comercializar e transportar o animal, além de não poder comprar milho da Conab ou conseguir financiamento com os bancos. O gestor também destaca que essa ação é fundamental para manter o rebanho piauiense livre da doença.

Além da vacinação contra aftosa, os criadores piauienses também devem se lembrar da importância da vacinação contra brucelose em fêmeas bovinas com idade entre três a oito meses. A vacinação contra brucelose é dose única e deve ser feita por um médico veterinário cadastrado na Sada/Adapi ou por um técnico responsável.

Leia também:  Projeto que prevê salários iguais para homens e mulheres é aprovado na Câmara Federal

A cerimônia oficial de abertura da campanha acontecerá nesta segunda-feira (8) às 8h na Fazenda JM, zona rural de José de Freitas. Os produtores devem aproveitar o prazo para garantir a vacinação do rebanho e manter as atividades agropecuárias em dia.

Resumo
A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Piauí teve início na última segunda-feira (1º) e seguirá até o dia 31 deste mês, tendo como objetivo imunizar bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias.
A vacinação é obrigatória para todos os produtores rurais do estado e deve ser declarada entre os dias 1º a 15 de junho, por meio do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi).
O produtor que não vacinar o rebanho pode sofrer prejuízos financeiros ao evitar multas e perda na comercialização dos animais, além de ficar impedido de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) e comprar milho da Conab ou conseguir financiamento com os bancos.
A vacinação contra brucelose em fêmeas bovinas com idade entre três a oito meses também é lembrada durante a campanha.
A cerimônia oficial de abertura da campanha será nesta segunda-feira (8) às 8h na Fazenda JM, zona rural de José de Freitas.

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticias/piaui-inicia-primeira-etapa-da-campanha-de-vacinacao-contra-a-febre-aftosa/

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog