/

Encontro no Piauí debate construção do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica

agroecologia

Nesta segunda-feira (6), representantes de entidades envolvidas com produção agroecológica e orgânica, juntamente com órgãos governamentais ligados à agricultura familiar, participaram da Oficina Diálogos do Brasil Agroecológico, realizada na Vila Operária, em Teresina.

A atividade, promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, a Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e o Governo do Piauí através da Secretaria da Agricultura Familiar, teve como objetivo ouvir as experiências dos estados para a construção do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).

A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou a importância de incluir os agricultores familiares que não utilizam técnicas agroecológicas nesse processo. Segundo ela, é preciso estabelecer um acolhimento desses agricultores e aproximá-los cada vez mais desse meio.

Leia também:  Teresina: 4ª capital com menor custo da cesta básica no país

Sílvio Brasil, secretário-executivo da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, explicou que a intenção dos diálogos regionais é incluir experiências bem-sucedidas dos estados. Neste ano, buscaram inovar ao promover uma maior participação social na formulação de políticas públicas. Assim, criaram esse momento de escuta para ouvir as diversas experiências e enriquecer a construção dessa política pública.

Patrícia Vasconcelos, secretária da Agricultura Familiar e Agroecologia do MDA, enfatizou a participação do Piauí na elaboração do plano nacional. Ela ressaltou o esforço coletivo feito para que essa atividade pudesse ocorrer no estado e afirmou que os resultados têm sido muito positivos.

Após a escuta realizada no Piauí, a oficina será realizada presencialmente em outros estados brasileiros. A sociedade civil também pode contribuir por meio de um formulário online disponível no site www.gov.br/participamaisbrasil. É importante lembrar que a construção do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica objetiva promover uma maior sustentabilidade na produção agrícola do país, valorizando práticas agroecológicas e orgânicas. A participação dos agricultores familiares nesse processo é essencial para fortalecer esse setor econômico e garantir a qualidade dos alimentos produzidos.

Leia também:  Apple Vision Pro: o futuro da computação espacial em seus olhos
Notícia
ParticipantesEntidades de produção agroecológica e orgânica, órgãos governamentais, agricultura familiar
ObjetivoConstrução do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica
DestaqueInclusão de agricultores familiares que não utilizam técnicas agroecológicas
Próximas etapasOficinas presenciais em outros estados brasileiros
ParticipaçãoFormulário online disponível no site www.gov.br/participamaisbrasil
ImportânciaPromover sustentabilidade na produção agrícola e valorizar práticas agroecológicas e orgânicas

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/piaui-sedia-encontro-para-construcao-de-plano-nacional-de-agroecologia-e-producao-organica

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog