/

Escadaria do Monte Castelo: a beleza na arte!

escadaria do monte castelo

A Escadaria do Monte Castelo é um excelente exemplo de como a comunidade pode se apropriar dos espaços e torná-los mais belos, agradáveis e habitáveis. No entanto, para isso, é necessário que lhes sejam devotados algum tempo e energia, bem como a união de pessoas dispostas a operar essa transformação.

  • Escadaria do Monte Castelo
  • Endereço: Rua Tote Carvalho, bairro Monte Castelo.
  • Horário de Funcionamento: 24h.
  • Estacionamento: Não.

Se você não conhece o local, acompanhe o artigo e veja como a arte foi utilizada para transformar uma escadaria, considerada um estorvo na comunidade, em um ambiente bonito e útil, que pode ser ocupado pelas pessoas.

O que é a escadaria do Monte Castelo?

A Escadaria do Monte Castelo é parte de uma via pública longa, em que é possível aproveitar uma vista panorâmica de alguns bairros de Teresina. A escadaria da rua Tote Carvalho, acesso para inúmeros veículos, durante anos, deu a passagem aos motoristas, o que prejudicou a sua estrutura.

Os degraus danificados impediam o uso recorrente da escadaria por parte da população. Porém, o que antes era abandonado, repleto de mato e do lixo despejado por moradores do entorno, se tornou uma escadaria para os céus.

foto lateral da escadaria monte castelo
Fonte/Reprodução: Meu Piauí

Ou seja, após revitalizada, a escadaria que antes colaborava com uma visão de descaso, tornou-se um mirante de onde podem ser apreciadas a bela vista da cidade de Teresina, assim como suas cores e expressões artísticas visuais.

Quando você olha, atualmente, e vê que a comunidade e a iniciativa de uma associação civil trabalharam arduamente para transformar mais um dos patrimônios públicos do estado, sente que nem tudo foi esquecido pelas pessoas, e que o senso de comunidade é poderoso para cuidar dos espaços comuns.

Qual o endereço do local?

Para chegar na Escadaria do Monte Castelo, você deve colocar em seu GPS o endereço R. Tote Carvalho, Monte Castelo, Teresina. Se atente quanto ao ponto de referência que, no caso, é o Espaço Cleidiane Sales.

O ideal para os turistas é frequentar Teresina sempre com pontos de referência e GPS. Assim, o risco de ficar perdido torna-se quase nulo. Ou seja, o turista conseguirá viajar pelo local com tranquilidade e saberá as melhores rotas para pegar e chegar ao seu destino de maneira ágil e sem complicações.

Caso você não esteja com carro alugado, é possível pedir um Uber ao digitar o endereço correto e viajar sem transtornos. A Escadaria do Monte Castelo é conhecida em Teresina, e sua recente modificação facilitou o acesso, devido às suas várias cores belíssimas e alegres. Veja dicas de como encontrar facilmente o local, caso esteja de carro:

  • Use GPS;
  • Se planeje antes de dirigir e tenha tudo de que precisa por perto;
  • Observe os pontos de referência mais próximos;
  • Leve água.
  • Se for durante o dia, use protetor solar
Leia também:  Parque Lagoas do Norte: endereço e atividades!

A questão de você levar água para conhecer a Escadaria do Monte Castelo é para prevenir a desidratação. Afinal, em Teresina, nos meses mais quentes, é importante ingerir bastante água, pois o calor é forte e pode aumentar seu cansaço. Aproveite a visita ao local para tirar fotos, conversar e relaxar.

Quais os melhores horários para visitar a escadaria?

Visite a Escadaria do Monte Castelo no período da manhã, por volta de 8h ou 9h, ou perto do final da tarde, entre 17h e 18h. Esses são horários excelentes para garantir que você não sofra com o calor, mas ainda possibilitam uma boa e clara visão da paisagem.

O ideal é evitar o sol entre às 11h e 14h em que, mesmo nos períodos chuvosos e com alerta amarelo, a sensação térmica continua maior. Se você não é muito fã do calor, o recomendado é sempre priorizar a visita à Escadaria do Monte Castelo em horários mais amenos.

Não fique preocupado com o período quente de Teresina, geralmente entre setembro e dezembro. Tenha itens em mão que garantam um passeio mais divertido, confortável e sem desgastes, como ocorreria se você não os tivesse na bolsa. A exemplo, podemos citar:

  • Óculos de sol;
  • Camisas leves e não tão justas;
  • Bonés;
  • Chapéus;
  • Protetor solar.

Sobre o protetor, vale lembrar que é preciso reaplicar a cada 2h em casos de suor excessivo. É recomendado por dermatologistas que a reaplicação aconteça sempre em um período máximo de três horas a fim de garantir que a exposição ao sol não “queime” sua pele ou resulte em insolação.

Por que o local foi revitalizado?

Dado ao abandono da Escadaria do Monte Castelo, que se encontrava com degraus destruídos e acúmulo de lixo e mato, uma amiga do presidente da The HUB lhe contatou para falar sobre a triste impressão ao passar e ver o local. Conforme relatos de moradores, havia muita sujeira, mato, entulhos, um verdadeiro descaso.

Junto à comunidade que vive perto da Escadaria do Monte Castelo, o presidente da The HUB, ngelo Veras, se uniu em prol de um bem muito maior: reformar o local. Todos trabalharam para fazer com que a escadaria ganhasse vida novamente e que não ficasse com o aspecto de abandono mantido anteriormente.

Leia também:  Vida fora da Terra? Nasa investiga novos achados surpreendentes em planeta fora do sistema solar

Além do trabalho braçal realizado, a iniciativa do The HUB ainda buscou as autoridades municipais para solicitar iluminação do local, bem como contatou artistas visuais da cidade para contribuir com a pintura da escadaria.

Quando começou a reforma da Escadaria?

Em julho de 2021, iniciou o processo de modificação da escadaria, que passou por uma reconstrução. A sua vista primária, que tínhamos quando passávamos pelo local, era de escadas quebradas, com muitas pedras, lixo e matos espalhados por todos os lados.

pé da escadaria monte castelo de teresina
Fonte/Reprodução: Meu Piauí

Atualmente, podemos encontrá-la pintada com as cores da bandeira LGTQIAP+, com as quais a escadaria foi ornamentada para homenagear o mês do Orgullho, comemorado em junho. Esse foi o período em que o local foi pintado por Maria Simone, uma artista visual que trouxe consigo outros artistas que colaboraram com a pintura.

O novo visual agradou o público geral?

O resultado da Escadaria do Monte Castelo agradou a todos os moradores, que agora contemplam o ambiente com novos olhos. Afinal, o lugar está muito mais bonito, dá a possibilidade das pessoas passearem, conversarem sentadas nas escadas, curtirem o pôr-do-sol sobre a cidade e acompanharem os filhos enquanto estes brincam.

Se antes era um local invisível, hoje em dia é possível usá-lo para caminhar e passar longas horas junto dos amigos. A Escadaria do Monte Castelo, após a sua revitalização, trouxe a todos os moradores de Teresina mais um ponto turístico, que atrai olhares de muitas pessoas não só do estado, mas de todo o Brasil.

Vale a pena ir?

Caso você esteja com dúvidas sobre visitar a Escadaria do Monte Castelo, é recomendado que a conheça pessoalmente, sim. Afinal, esse é um dos locais mais bonitos de Teresina, que está reformado, bem cuidado e com uma excelente vista panorâmica para quem gosta de fotografar e interagir mais com o ambiente.

Visite a Escadaria do Monte Castelo sem medo: é garantia de se apaixonar ainda mais por Teresina e a bela vista panorâmica da zona Sul. Vale a pena conhecer a região acompanhado de amigos ou familiares que irão gostar da novidade e passar um tempo maior no local.

Assim, se você já visitou o local ou ainda tem alguma dúvida sobre a Escadaria do Monte Castelo, deixe seu comentário abaixo!

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog