A Ponte Juscelino Kubitschek, mais conhecida como Ponte JK, é um dos marcos da capital do Piauí. Ela liga a Avenida Frei Serafim, com seus casarões e passeio central arborizado, à Avenida João XXIII, que é a porta de entrada da cidade para quem vem do norte do estado.
Sob a ponte, está o Espaço Cultural da Ponte JK, uma iniciativa cultural que leva ainda mais beleza, cor e espírito para toda a população teresinense.
Quer saber mais sobre o Espaço Cultural da Ponte JK? A Revista Meu Piauí te conta nos mínimos detalhes!
O que é o espaço cultural da ponte JK?
O Espaço Cultural da Ponte JK é uma iniciativa de revitalização que modificou a paisagem sob a Ponte Juscelino Kubitschek, com duas praças, anfiteatro e espaço para exposições, com acessibilidade, além de um mirante, do qual é possível ver o rio.
São quase 4 mil metros quadrados reformados pelo poder público que contam com pequenas galerias, além de um ambiente aberto, pintado e iluminado, banheiros e tudo o que é necessário para criar um espaço cultural magnífico, diversificado, com um potencial artístico gigantesco.
No Espaço Cultural da Ponte, você tem:
Danças, música ao vivo, um local dedicado para peças teatrais e outros eventos, tudo isso com uma infraestrutura bem organizada e inclusiva, contendo iluminação adequada e capacidade para suportar todos os tipos de expressões artísticas.
Além disso, o Espaço Cultural da Ponte JK também oferece algumas lojas e quiosques. Tudo isso para que os visitantes tenham uma experiência completa ao conhecer o local.
Vale a pena ir ao Espaço Cultural da Ponte JK?
Sim! A nossa dica é: aproveite o horário do final da tarde para caminhar pelo calçadão da Avenida Marechal Castelo Branco, que fica cheio de gente praticando exercícios, e finalizar o passeio no Espaço Cultural da Ponte JK.
Quais são os melhores horários para ir ao Espaço Cultural da Ponte JK?
O Espaço Cultural da Ponte JK é diversificado, com inúmeros projetos e empreendimentos culturais. Porém, certamente muitos desses projetos são mais episódicos durante o dia. Eles existem, mas são menos frequentes. Já durante a noite, é um dos melhores lugares para se ir em Teresina! Os quiosques se abrem, oferecendo comida de qualidade para os visitantes e, além disso, geralmente há música ao vivo para animar o ambiente. Você já pensou em participar de uma experiência dessas?
Aos finais de semana, famílias e grupos de jovens frequentam o local, que se torna ainda mais festivo e colorido, com a diversidade do público. O Espaço Cultural da Ponte JK é um excelente ponto de encontro para passeios de diversão gratuita e de qualidade.
Qual é a importância da Ponte JK?
O Espaço Cultural da Ponte JK é um ponto de diversão e entretenimento que transformou o cenário da região e abriu um espaço vívido para a expressão cultural, com pinturas e uma série de eventos vinculados a diversas expressões artísticas.
O local está equipado para atrações como dança, música, teatro e outros desempenhos culturais e é um exemplo do poder transformador da arte.
Qual foi a primeira utilidade da Ponte JK?
A primeira e principal utilidade da Ponte JK é ligar o centro de Teresina aos demais bairros. Essa posição é estratégica, pensada para dar dinâmica e agilidade para o povo de Teresina que precisava se locomover para trabalhar, comprar e para realizar suas demais necessidades.
O Espaço Cultural da Ponte JK veio para agregar e ocupar uma área que estava ficando abandonada. Assim, nasceu esse espaço que se tornou um dos pontos da cidade e, claro, um espaço de disseminação de cultura.
Por que a ponte recebeu o nome de JK?
A ponte Juscelino Kubitschek recebeu esse nome em homenagem ao ex-presidente do país, Juscelino Kubitschek, que foi o presidente responsável pela criação da cidade de Brasília. Ele é certamente um dos políticos mais importantes de toda a nossa história.
Vale ressaltar que uma das praças que integra o equipamento público foi nomeada como Praça Francisco das Chagas de Araújo Costa Júnior, em homenagem póstuma a um dos criadores do Coletivo Salve Rainha, que ocupava o local antes de sua reestruturação. Ele faleceu em 2016, vítima de um acidente de trânsito.
O Espaço Cultural da Ponte JK é um dos pontos mais interessantes de Teresina e um dos mais criativos, quando comparado a outros lugares do país. Certamente, é um lugar agradável e lindo que deve ser conhecido por turistas que visitam a cidade e por todos os teresinenses!