/

Espaço Cultural da Ponte JK: o que é e vale a pena ir?

placa de teresina no espaço cultural ponte JK

A Ponte Juscelino Kubitschek, mais conhecida como Ponte JK, é um dos marcos da capital do Piauí. Ela liga a Avenida Frei Serafim, com seus casarões e passeio central arborizado, à Avenida João XXIII, que é a porta de entrada da cidade para quem vem do norte do estado.

Sob a ponte, está o Espaço Cultural da Ponte JK, uma iniciativa cultural que leva ainda mais beleza, cor e espírito para toda a população teresinense. 

Quer saber mais sobre o Espaço Cultural da Ponte JK? A Revista Meu Piauí te conta nos mínimos detalhes!

O que é o espaço cultural da ponte JK?

O Espaço Cultural da Ponte JK é uma iniciativa de revitalização que modificou a paisagem sob a Ponte Juscelino Kubitschek, com duas praças, anfiteatro e espaço para exposições, com acessibilidade, além de um mirante, do qual é possível ver o rio.

São quase 4 mil metros quadrados reformados pelo poder público que contam com pequenas galerias, além de um ambiente aberto, pintado e iluminado, banheiros e tudo o que é necessário para criar um espaço cultural magnífico, diversificado, com um potencial artístico gigantesco.

embaixo da ponte no espaço cultural ponte JK
Foto: Meu Piauí

No Espaço Cultural da Ponte, você tem: 

Danças, música ao vivo, um local dedicado para peças teatrais e outros eventos, tudo isso com uma infraestrutura bem organizada e inclusiva, contendo iluminação adequada e capacidade para suportar todos os tipos de expressões artísticas.

Além disso, o Espaço Cultural da Ponte JK também oferece algumas lojas e quiosques. Tudo isso para que os visitantes tenham uma experiência completa ao conhecer o local.

Leia também:  Saúde do Piauí Expande Teleconsultas a 15 Cidades
grafites do espaço cultural ponte JK
Foto: Meu Piauí

Vale a pena ir ao Espaço Cultural da Ponte JK? 

Sim! A nossa dica é: aproveite o horário do final da tarde para caminhar pelo calçadão da Avenida Marechal Castelo Branco, que fica cheio de gente praticando exercícios, e finalizar o passeio no Espaço Cultural da Ponte JK. 

Quais são os melhores horários para ir ao Espaço Cultural da Ponte JK?

O Espaço Cultural da Ponte JK é diversificado, com inúmeros projetos e empreendimentos culturais. Porém, certamente muitos desses projetos são mais episódicos durante o dia. Eles existem, mas são menos frequentes. Já durante a noite, é um dos melhores lugares para se ir em Teresina! Os quiosques se abrem, oferecendo comida de qualidade para os visitantes e, além disso, geralmente há música ao vivo para animar o ambiente. Você já pensou em participar de uma experiência dessas?

Aos finais de semana, famílias e grupos de jovens frequentam o local, que se torna ainda mais festivo e colorido, com a diversidade do público. O Espaço Cultural da Ponte JK é um excelente ponto de encontro para passeios de diversão gratuita e de qualidade.

Qual é a importância da Ponte JK? 

O Espaço Cultural da Ponte JK é um ponto de diversão e entretenimento que transformou o cenário da região e abriu um espaço vívido para a expressão cultural, com pinturas e uma série de eventos vinculados a diversas expressões artísticas. 

O local está equipado para atrações como dança, música, teatro e outros desempenhos culturais e é um exemplo do poder transformador da arte.

Leia também:  Projeto que prevê salários iguais para homens e mulheres é aprovado na Câmara Federal

Qual foi a primeira utilidade da Ponte JK? 

A primeira e principal utilidade da Ponte JK é ligar o centro de Teresina aos demais bairros. Essa posição é estratégica, pensada para dar dinâmica e agilidade para o povo de Teresina que precisava se locomover para trabalhar, comprar e para realizar suas demais necessidades.

O Espaço Cultural da Ponte JK veio para agregar e ocupar uma área que estava ficando abandonada. Assim, nasceu esse espaço que se tornou um dos pontos da cidade e, claro, um espaço de disseminação de cultura.

Por que a ponte recebeu o nome de JK?

A ponte Juscelino Kubitschek recebeu esse nome em homenagem ao ex-presidente do país, Juscelino Kubitschek, que foi o presidente responsável pela criação da cidade de Brasília. Ele é certamente um dos políticos mais importantes de toda a nossa história.

Vale ressaltar que uma das praças que integra o equipamento público foi nomeada como Praça Francisco das Chagas de Araújo Costa Júnior, em homenagem póstuma a um dos criadores do Coletivo Salve Rainha, que ocupava o local antes de sua reestruturação. Ele faleceu em 2016, vítima de um acidente de trânsito.

O Espaço Cultural da Ponte JK é um dos pontos mais interessantes de Teresina e um dos mais criativos, quando comparado a outros lugares do país. Certamente, é um lugar agradável e lindo que deve ser conhecido por turistas que visitam a cidade e por todos os teresinenses!

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog