/

FestLuso Apresenta Espetáculos de Portugal, Moçambique e Brasil

festluso
Foto: ASCOM/PI

A abertura do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) está marcada para as 20h no Theatro 4 de Setembro, em Teresina. O evento contará com a presença do renomado cantor, poeta e compositor Lirinha, que apresentará seu projeto “Poesia Eletrônica”. A performance, uma combinação de música, poesia e atuação, promete encantar o público com elementos como luz e sons. Durante a apresentação, Lirinha utilizará palavras pré-gravadas disparadas por meio de um sampler, criando imagens líricas e surreais.

Nascido em Pernambuco e vocalista do grupo Cordel do Fogo Encantado, Lirinha é reconhecido por sua contribuição à literatura e ao teatro através da colaboração em trilhas sonoras de espetáculos e filmes. Além disso, é autor dos livros “O Garoto Cósmico” e “Mercadorias e Futuro”.

O FestLuso trará mais de 15 espetáculos vindos de Portugal, Moçambique e Brasil. O evento homenageará o teatro português com cinco produções lusitanas e contará também com apresentações de grupos do Brasil e de Moçambique. Os locais das apresentações incluem o Theatro 4 de Setembro, Sesc Cajuína, Memorial Esperança Garcia, Parque da Cidadania e Clube dos Diários. Este ano haverá também uma extensão do festival em Parnaíba.

Leia também:  Prefeito Dr. Pessoa concede progressão a mais de 1.766 professores da rede municipal

Dentre as atrações destaca-se a premiada peça “Macacos”, interpretada por Clayton Nascimento (Cia do Sal), que recebeu os prêmios Shell de melhor ator e Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), reconhecida como a mais tradicional no Brasil. O festival também prestará homenagem ao mestre bonequeiro Afonso Miguel, apresentando três peças no Parque da Cidadania.

Além das apresentações, o FestLuso contará com oficinas ministradas por atores renomados, como Pascoal da Conceição, de São Paulo, e Marian da Penha, do Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo promover a integração cultural entre os países lusófonos, incentivando a troca de experiências entre artistas e o debate de temas importantes como diversidade sexual e imigração.

Leia também:  Piauí Recebe R$ 20 Milhões Para Impulsionar o Turismo

As apresentações são gratuitas, mas é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado ao programa Mesa Brasil do Sesc. Os ingressos para os espetáculos teatrais podem ser adquiridos antecipadamente pela plataforma Sympla ou até meia hora antes de cada apresentação nos locais dos espetáculos.

O FestLuso Teresina 2023 é realizado pelo Grupo Harém de Teatro e conta com o patrocínio do Governo do Piauí e da Equatorial Piauí. O evento também recebe apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e tem produção da Navilouca Produções.

DataProgramação
Segunda-feira (21)Abertura oficial e show “Poesia Eletrônica” com José Paes Lira
Terça-feira (22)Oficina “EMBORA SEJA LOUCURA TEM SEU MÉTODO” com Pascoal da Conceição, apresentação de “Levando a Vida no Cabelo” com Mariah da Penha e Cabaré da Coxa Brasil
Quarta-feira (23)Oficina “EMBORA SEJA LOUCURA TEM SEU MÉTODO” com Pascoal da Conceição, oficina “O TEATRO E SUA POSSIBILIDADE” com Mariah da Penha, espetáculo “Viagem Infinita” e À Mesa (Last Supper)
Quinta-feira (24)Oficina “EMBORA SEJA LOUCURA TEM SEU MÉTODO” com Pascoal da Conceição, espetáculo “Sabbath da Brixia” e “Transgressões”
Sexta-feira (25)Oficina “EMBORA SEJA LOUCURA TEM SEU MÉTODO” com Pascoal da Conceição, espetáculo “O Casamento de Zé Pretim”, espetáculo “O Roubo e os Gênios”
Sábado (26)A definir

Com informações de https://www.pi.gov.br/noticias/festluso-apresenta-mais-de-15-espetaculos-de-portugal-mocambique-e-brasil-a-partir-desta-segunda-21/

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog