O governador do Piauí, Rafael Fonteles, está se preparando para uma viagem à Ásia no próximo mês, onde apresentará as potencialidades do estado na área de transição energética. Durante essa viagem, ele irá destacar as fontes de energia limpa disponíveis no Piauí, como a eólica, solar e o hidrogênio verde.
Os detalhes da viagem foram discutidos em uma reunião realizada em Brasília, na última segunda-feira (25), entre Rafael Fonteles e Lim Ki-mo, embaixador da Coreia do Sul no Brasil.
Durante o encontro, o governador mencionou as obras de infraestrutura em andamento no estado, assim como os projetos de tecnologia e transformação digital que estão sendo implantados pelo governo.
Além disso, Rafael Fonteles participou da assinatura de um memorando entre o Consórcio Nordeste e o Banco Mundial visando impulsionar medidas para o desenvolvimento do hidrogênio de baixa emissão de carbono e acelerar a transição energética. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também esteve presente na cerimônia.
O acordo celebrado visa ainda construir novas cadeias de valor nos estados nordestinos e transformar a região em um polo da economia verde. Durante as discussões sobre a transição energética, enfatizou-se o grande potencial do Nordeste na produção de energias limpas.
O governador expressou sua confiança de que o Brasil aproveitará essa oportunidade e liderará a produção do combustível do futuro, com destaque para a participação ativa do Piauí nesse processo.
Rafael Fonteles também se encontrou com o secretário de Transição Energética, Thiago Barral, para discutir os avanços e desafios relacionados ao tema. O governador está animado com a oportunidade de apresentar os projetos do governo para investidores da China, Coreia do Sul e Japão durante sua viagem à Ásia.
Essa iniciativa do Piauí em destacar suas potencialidades na área de transição energética reforça o compromisso do estado em adotar fontes mais limpas e sustentáveis de energia. Espera-se que essa viagem resulte em parcerias valiosas e futuros investimentos estrangeiros no setor energético piauiense, impulsionando ainda mais o desenvolvimento econômico e sustentável da região.
Notícia |
---|
Governador do Piauí, Rafael Fonteles, viajará à Ásia para apresentar potencialidades do estado na área de transição energética |
Detalhes da viagem discutidos em reunião com embaixador da Coreia do Sul |
Assinatura de memorando entre Consórcio Nordeste e Banco Mundial para impulsionar medidas de desenvolvimento do hidrogênio de baixa emissão de carbono |
Objetivo é transformar Nordeste em polo da economia verde e liderar produção de energias limpas |
Governador se encontrou com secretário de Transição Energética e discutiu avanços e desafios |
Iniciativa reforça compromisso do Piauí com fontes mais limpas e sustentáveis de energia |
Com informações de https://www.pi.gov.br/noticia/governador-apresentara-potencial-do-piaui-na-transicao-energetica-durante-visita-a-asia
Foto em Destaque: ASCOM -PI