/

HEDA promove a Semana da Enfermagem com várias atividades

Foto: divulgação

Profissionais da Enfermagem participaram de palestras e atividades para desenvolver o autocuidado e cuidar melhor de quem cuida dos outros

Entre os dias 13 e 17 de maio, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), celebrou a Semana da Enfermagem com uma programação cheia de atividades. O evento comemorou o Dia do Enfermeiro (12/05) e destacou a importância desses profissionais na Saúde.

Para dar início às atividades, o Anexo II – Hospital Nossa Senhora de Fátima (HNSF) sediou uma roda de conversa sobre o tema da Enfermagem 2024: “Tecnologia, Formação, Ética e Cuidado”.

Participaram os profissionais Matheus Nascimento, Ana Mille e Thaynan Ivis, que compartilharam suas experiências e conhecimentos da tecnologia unida à saúde, promovendo inovação e melhores práticas no cuidado com os pacientes.

Um dos momentos mais emocionantes foi a calorosa salva de aplausos dedicada aos heróis da enfermagem do HEDA e do Anexo II – HNSF. No corredor do aplauso, os profissionais de vários setores foram ovacionados com todo o carinho e reconhecimento pela dedicação incansável que demonstram diariamente em seus cuidados aos pacientes.

Além disso, houve a entrega de diplomas de honra ao mérito, reconhecendo o trabalho excepcional dos nossos enfermeiros.

Leia também:  Serviços de Apoio Psicológico em Teresina: Onde Buscar Ajuda

Heróis da Saúde

A semana também contou com atividades de autocuidado, como técnicas de Reiki, e diversos momentos especiais em vários setores. Brindes foram distribuídos e mensagens de elogio, carinho e gratidão foram trocadas entre os colaboradores, reforçando o espírito de união e valorização entre as equipes.

Uma semana bastante especial. Queremos expressar nossa mais profunda gratidão a esses verdadeiros super-heróis da saúde, cujo compromisso e amor pelo que fazem inspiram a todos nós, destacou Layane Silva, gerente de Enfermagem. A Semana da Enfermagem no HEDA é mais do que uma celebração, é um tributo merecido a esses profissionais que são a alma e o coração do nosso hospital, pontuou.

O encerramento da Semana da Enfermagem ocorreu na sexta-feira (17), no auditório Multidisciplinar, com um momento musical e palestra. A celebração foi coroada com bolo e parabéns aos profissionais da Enfermagem.

A programação variada e os momentos de reconhecimento reforçaram o compromisso do HEDA com a valorização e o bem-estar de seus profissionais de enfermagem, que são essenciais para a qualidade do atendimento e a humanização do cuidado.

Dia da Enfermagem

Com registros desde a Antiguidade, o conceito da Enfermagem remonta da época em que havia pessoas que acompanhavam e cuidavam dos enfermos, o que deu origem ao nome. Mas foi na Idade Média que a atividade passou a ser mais conhecida, sendo praticada por freiras como uma forma de sacerdócio.

Leia também:  Programa Mais Médicos volta a atender 96 milhões de brasileiros

Enquanto profissão, foi reconhecida a partir da atuação de Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820, quando introduziu novos métodos que reduziram mais da metade a mortalidade dos pacientes. Isso a tornou um marco da Enfermagem moderna no mundo e, por isso, o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro são em sua homenagem.

Sobre o HEDA

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 278 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.

Sane Araujo

Jornalista e pesquisadora, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog