O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) anunciou recentemente que irá realizar cirurgias cardíacas em recém-nascidos e bebês com cardiopatia congênita. A iniciativa faz parte do programa de expansão da rede de média e alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Atualmente, pacientes com essas condições clínicas precisam se deslocar para outros estados para realizarem a cirurgia. Com a implantação desse serviço no HILP, a Sesapi deseja evitar transferências das crianças para outros estados, que trazem grande risco a elas e suas famílias por estarem recém-nascidas e com baixo peso.
Os defeitos congênitos podem ser divididos em três categorias: simples, de média e de alta complexidade. Conforme essa diferenciação, pode influenciar na urgência do procedimento cirúrgico. Nas cardiopatias simples ou de média complexidade, as crianças podem esperar alguns meses ou anos para realizar a correção. Já nas malformações mais graves, as de alta complexidade, o recém-nascido precisa passar pelo procedimento cirúrgico em até 15 dias de vida para sobreviver.
De acordo com o secretário da saúde do estado do Piauí, Antonio Luiz, a partir do segundo semestre de 2023 as crianças que nascerem ou estiverem com essa doença poderão contar com o serviço cirúrgico no Piauí. Anteriormente, elas precisavam passar por “Tratamento Fora de Domicílio” para ter acesso ao serviço.
O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, afirmou que isso representará uma excelente notícia para a população piauiense e um marco histórico para sua medicina. Por fim, ele pontuou o compromisso do Governo do Estado em melhorar a rede de alta complexidade do Piauí.
Enfim, essa iniciativa representa um avanço na qualidade da saúde pública no estado, garantindo mais acessibilidade e segurança para as crianças e suas respectivas famílias.
Notícia | O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) realizará cirurgias cardíacas em recém-nascidos e bebês com cardiopatia congênita, evitando que esses pacientes precisem se deslocar para outros estados para realizar o procedimento. |
---|---|
Data prevista para início do serviço | Segundo semestre de 2023. |
Impacto para a população | Mais acessibilidade e segurança para as crianças e suas respectivas famílias, evitando transferências para outros estados e riscos associados ao deslocamento. |
Com informações de https://www.pi.gov.br/noticias/governo-do-estado-vai-implantar-cirurgias-cardiacas-no-hospital-infantil-lucilio-portella/