/

INSS não suspenderá benefícios por falta de prova de vida

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que não irá suspender os benefícios de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração por falta de prova de vida presencial. A medida visa facilitar o processo para 2,9 milhões de segurados nascidos em janeiro e fevereiro cujos dados ainda não foram validados.

De acordo com o INSS, essa comunicação é parte da rotina para informar os segurados sobre a falta de confirmação da comprovação de vida. Os aposentados e pensionistas não precisam se deslocar até as agências bancárias ou da Previdência, pois o próprio INSS fará uma busca ativa através do endereço fornecido no cadastro do segurado. É essencial manter os dados atualizados.

Leia também:  Secretaria de Justiça do Piauí inscreve quase 2 mil reeducandos no Encceja 2023

Atualmente, mais de 4,3 milhões de beneficiários estão sendo convocados para realizar a prova de vida anual. Aqueles que receberem notificação devem verificar o aplicativo “Meu INSS” ou o banco onde recebem o benefício para efetuar a comprovação. Caso contrário, o pagamento poderá ser bloqueado. O mesmo vale para quem precisa atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) ou fazer a biometria para empréstimo consignado.

Antes, a prova de vida era feita anualmente em instituições financeiras, de forma presencial. Desde 2020, os segurados têm a opção de realizar a comprovação por meio da biometria facial, utilizando a câmera do celular pelo aplicativo Meu INSS.

É importante destacar que servidores públicos federais inativos e pensionistas da União devem realizar a prova de vida nos aplicativos sougov.br e gov.br ou na agência bancária onde o pagamento é realizado, no mês de aniversário do beneficiário.

Leia também:  Entrega de 10 mil mudas de plantas nativas e frutíferas em Teresina promove reflorestamento e conscientização

O INSS está adotando medidas para simplificar a prova de vida dos segurados, evitando suspensões indevidas dos benefícios e utilizando meios digitais. É essencial que os beneficiários fiquem atentos às notificações e cumpram as exigências dentro do prazo estipulado pelo Instituto.

Notícia
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não suspenderá benefícios por falta de prova de vida presencial
2,9 milhões de segurados nascidos em janeiro e fevereiro ainda não validaram seus dados
INSS fará busca ativa através do endereço fornecido no cadastro do segurado
Mais de 4,3 milhões de beneficiários do INSS devem realizar prova de vida anual
Pagamento pode ser bloqueado caso a prova de vida não seja realizada
Renovação de senhas agora pode ser feita por biometria facial pelo aplicativo Meu INSS
Servidores públicos federais inativos e pensionistas da União devem realizar prova de vida nos aplicativos sougov.br e gov.br ou na agência bancária
INSS busca utilizar meios digitais para simplificar o processo de prova de vida
Beneficiários devem cumprir as exigências dentro do prazo estipulado pelo Instituto

Com informações de https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/inss-diz-que-nao-vai-suspender-beneficios-de-aposentados-e-pensionistas-por-falta-de-prova-de-vida/

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog