/

Lula Garante Gás a Milhões e Critica Privatização da Eletrobras

O governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou, em Brasília, a expansão do programa de distribuição de gás para 20 milhões de famílias de baixa renda até dezembro de 2025. A iniciativa, parte da Política Nacional de Transição Energética lançada no dia 26, visa combater a escassez energética e promover a sustentabilidade e equidade social. Durante o anúncio, Lula criticou a privatização da Eletrobras e enfatizou o papel do Estado na garantia do acesso justo dos cidadãos aos recursos nacionais.

A estratégia recém-anunciada tem como objetivo principal proporcionar acesso ao gás de cozinha limpo e acessível, considerado um passo sem precedentes no cenário global. O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a importância histórica da medida, enquanto o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apontou os benefícios esperados para setores como agricultura, indústria e o panorama fiscal corporativo.

Leia também:  Descubra Como Etipi Barra 600 Mil Ataques Hackers Mensais

Lula também mencionou planos futuros para atualizar a política mineral do país, sublinhando a necessidade urgente frente à demanda por recursos minerais críticos. Para viabilizar a política de transição energética foram criados o Fórum Nacional de Transição Energética (Fonte) e o Plano Nacional de Transição Energética (Plante), que funcionarão respectivamente como plataformas de diálogo intersectorial e como guia prático para impulsionar empregos e diminuir desigualdades sociais.

O Ministério de Minas e Energia ressalta que as medidas visam não apenas reduzir as emissões prejudiciais ao meio ambiente mas também gerar cerca de três milhões de empregos nos próximos dez anos. Este esforço se alinha com a promoção da emergente economia verde do Brasil, seguindo diretrizes que abrangem desde questões setoriais até uma maior regulamentação legal e incentivos para investimentos atrativos.

Leia também:  FMS lança programação para vacinas contra a gripe e covid-19
Evento Detalhes Data
Anúncio de Política Nacional de Transição Energética Plano para fornecer gás a 20 milhões de lares vulneráveis até dez/2025 26 de março
Crítica à Privatização Presidente Lula critica privatização da Eletrobras N/A
Objetivos da Política Combater escassez energética, promover sustentabilidade e equidade N/A
Instrumentos Operacionais Fórum Nacional de Transição Energética (Fonte) e Plano Nacional de Transição Energética (Plante) N/A
Impacto Esperado Redução de emissões, criação de 3 milhões de empregos, fomento à economia verde Próximos 10 anos

Com informações do site Brasil 247.

Meu Piauí

A Meu Piauí é uma revista online que apresenta e valoriza nosso estado, nossa cultura e nossa gente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Últimos artigos do Blog