/

II Encontro OCA: Oficina de Criação Artística Translúcida celebra o mês do orgulho LGBTQIAP+.

O Projeto de Extensão OCA (Oficina de Criação Artística), coordenado pelas professoras Deborah Oliveira e Bruna Vieira, tem o prazer de anunciar o lançamento do II Encontro OCA: OCA Translúcida, em celebração ao mês do orgulho LGBTQIAP+. 

O evento, cujo objetivo é promover a visibilidade e o respeito à comunidade trans, será realizado no dia 28 de junho, durante o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, no CCE da Universidade Federal do Piauí.

II Encontro OCA: OCA Translúcida será um dia repleto de desempenhos e palestras voltadas especificamente para a comunidade trans e estará aberto ao público. Com essa iniciativa, o projeto OCA busca criar um espaço seguro e inclusivo para discutir questões relevantes e promover a conscientização sobre os desafios enfrentados pela comunidade trans.

Durante o evento, que terá formato híbrido (presencial e online), os participantes terão a oportunidade de assistir a apresentações artísticas inspiradoras, que celebram a diversidade de expressão de gênero. Além disso, haverá vídeos, mesas-redondas, rodas de conversa e palestras ministradas por profissionais renomados e membros da comunidade trans, abordando temas como direitos humanos, saúde, inclusão social e empoderamento.

Leia também:  Governo do Piauí investe R$ 5 milhões em capacitação de servidores públicos

A professora e organizadora do evento, Deborah Oliveira, explica a motivação para a criação do evento: “Ao percebermos o crescente número de pessoas trans frequentando a universidade e outros espaços, decidimos realizar um dia inteiro de esclarecimento com diversos profissionais que trabalham com o tema da transexualidade ou questões de gênero em geral. Nosso objetivo é esclarecer informações sobre o tema para a comunidade interna e externa, ajudando no combate ao preconceito e buscando uma sociedade mais respeitosa, igualitária e inclusiva.”

O evento é uma colaboração entre o Projeto OCA e a Universidade Federal do Piauí, que apoia a iniciativa como uma forma de promover o diálogo e a igualdade de direitos para todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero.

Detalhes do evento:

Data: 28 de junho

Local: CCE da Universidade Federal do Piauí

Horário: 8h às 20h

Inscrições: Enviar nome completo, CPF e telefone para [email protected] mencionando que deseja inscrever-se para assistir ao OCA Translúcida

Nossas expectativas, sobretudo, são de que muitas pessoas que não têm conhecimento sobre o tema se interessem em assistir às palestras e ouçam os relatos. Teremos homens e mulheres trans compartilhando suas experiências de vida, e é fundamental que as pessoas estejam abertas a essas rodas de conversa, afirma Deborah.

Leia também:  Unidade de AVC do HGV realiza primeira trombólisecom sucesso

CONHEÇA O PROJETO OCA

A OCA (Oficina de Criação Artística) é um projeto comunitário gratuito promovido pela Universidade Federal do Piauí. Seu principal objetivo é promover a prática artística reflexiva, explorando ferramentas multilíngues e interdisciplinares. Por meio de cursos, palestras e mentorias, o projeto estimula os participantes a explorar novas formas de fazer e repensar a arte, em vez de reproduzir modelos padronizados.

O Dia do Orgulho LGBTQIAP+

Em 28 de junho, celebra-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, uma data que relembra a revolta de Stonewall, ocorrida em 1969 em Nova York, quando clientes de um bar frequentado por pessoas marginalizadas pela sociedade resistiram à violência policial e iniciaram um movimento de liberação sexual. A data marca a luta por direitos e respeito à diversidade sexual e de gênero e é comemorada com paradas, eventos culturais e manifestações em várias partes do mundo.

Fonte: ascom OCA Transucida

Sane Araujo

Jornalista e pesquisadora, formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí.

2 Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published.